Ingresso/SiSU
O que você precisa saber sobre o SiSU
1) O que é o SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SiSU)?
É o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) podem ofertar vagas em seus cursos presenciais de Graduação aos estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
2) Como se inscrever no SISU?
As informações atualizadas referentes ao SiSU, tais como o cronograma de eventos, e demais regulamentos estão disponíveis no endereço sisu.mec.gov.br.
Importa observar que a UFMA também divulga o seu edital geral de ingresso por intermédio da página SiSU-UFMA, na qual constam todas as informações referentes a documentação, prazos e procedimentos de matrícula no processo seletivo.
3) O estudante que se inscrever no SiSU e não for classificado na Chamada Regular tem outra chance?
Sim. Ele pode se inscrever na Lista de Espera e continuar concorrendo.
4) Como participar da Lista de Espera?
Para participar da Lista de Espera, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do SiSU aluno, e manifestar o interesse pela vaga, no prazo estabelecido no cronograma do SISU.
Poderão participar da lista de espera somente os candidatos não selecionados em nenhuma das duas opções na Chamada Regular, independentemente de ter efetuado a matrícula ou não.
A participação na lista de espera poderá ser feita na primeira ou na segunda opção de vaga, cabendo ao candidato realizar a escolha no site do SiSU, no momento da manifestação de interesse pela vaga.
Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para a realização das matrículas é feita por cada instituição. Assim, é importante que o candidato acompanhe junto à instituição na qual está participando da Lista de Espera para se informar sobre os procedimentos específicos, a documentação exigida, e o cronograma de eventos.
5) Como funciona a Lista de Espera da UFMA?
Após a Chamada Regular, o SiSU disponibiliza para as instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas possivelmente não ocupadas.
Para participar da Lista de Espera na UFMA, além da manifestação de interesse no site do SiSU, o aluno deverá também realizar a confirmação eletrônica de interesse pela vaga, no site da UFMA.
Para cada edição do SiSU, a UFMA divulga um edital que regulamenta os procedimentos e prazos específicos da Lista de Espera da UFMA.
6) O candidato matriculado em uma Instituição de Ensino Superior pode concorrer no processo seletivo SiSU?
Sim. Para isso, ele tem que ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do último ano. Mas, caso seja selecionado, o candidato deverá optar por um dos cursos, uma vez que a lei 12.089, de 11 de novembro de 2009, veda a ocupação de duas vagas, ao mesmo tempo, em instituição pública de educação superior, inclusive para aluno bolsista do PROUNI.
7) Como posso recuperar o número de inscrição ou senha do Enem?
A recuperação de senha do Enem deverá ser feita diretamente pelos canais disponibilizados ao estudante, no site do INEP.
8) Existe reserva de vaga decorrente das políticas de ações afirmativas no SiSU?
Sim. Em conformidade com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública com renda de até 1,5 salário mínimo e independentemente de Renda, subdividida em autodeclarados pretos, pardos e indígenas e não autodeclarados. A vaga para candidatos com deficiência será ofertada nas subcategorias de egressos de escola pública (L9, L11, L13 e L15).
9) Como funciona a comprovação da autodeclaração para pretos, pardos e indígenas e candidatos com deficiência?
Os candidatos autodeclarados pretos e pardos devem se submeter a uma entrevista com a Comissão de Validação da declaração étnico-racial (Resolução No.1899- CONSEPE, 28 de agosto de 2019). A aferição étnico-racial utiliza exclusivamente o critério fenotípico. Os candidatos autodeclarados indígenas devem se submeter a uma entrevista com a Comissão de verificação do pertencimento étnico-indígena (Resolução 1710- CONSEPE, 21 de maio de 2018) e entregar a documentação específica exigida no Edital de seleção.
Os candidatos com deficiência devem se submeter à perícia médica promovida pela UFMA, portando os exames específicos exigidos no edital.
Obs.: em virtude do cenário imposto pela pandemia da COVID-19, excepcionalmente a validação da autodeclaração dos candidatos pretos ou pardos e indígenas têm sido realizada por meio da submissão de um vídeo no Sistema Vagas, que obedece às determinadas orientações constantes no Edital que regulamenta o ingresso em cada edição do SISU.
10) Existe alguma política de ação afirmativa própria da UFMA?
Sim. Atualmente, existe a política de bonificação com acréscimo de 20% (vinte por cento) na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que concorrem na Ampla Concorrência (SiSU) e que cursaram o 9º (nono) ano e as três séries do Ensino Médio em escolas localizadas no Estado do Maranhão, de acordo com a Resolução CONSEPE-UFMA nº 1.653/2017.
11) Como funciona a comprovação dos critérios para a bonificação?
A verificação será efetuada no ato da matrícula mediante os Históricos e os Certificados do Ensino Médio e Fundamental, respectivamente.
Após a conclusão dos procedimentos de análise da pré-matrícula online pelas Comissões de Matrícula, Heteroidentificação Racial e Validação Indígena, os candidatos que tiveram a documentação DEFERIDA deverão fazer o cadastro no SIGAA e aguardar o início do semestre letivo, conforme as datas estabelecidas no calendário acadêmico. Clique para acessá-lo.
Além dessas, outras informações podem ser obtidas na seção de dúvidas, disponível no site oficial do SiSU-MEC. Para acessar a página do SiSU-UFMA, clique aqui.