Dúvidas Frequentes
Como faço para formalizar/abrir um processo no Protocolo-DEPA?
As solicitações de formalização de processos, junto ao Protocolo/DEPA, estão sendo realizadas através do e-mail depa@ufma.br, e após o cadastro do processo pretendido, o e-mail do requerente é respondido com o número do protocolo gerado pelo sistema.
No entanto, é válido ressaltar que a solicitações de servidores ATIVOS devem ser realizadas através do seu e-mail institucional (___@ufma.br) ou (___@huufma.br).
Os documentos enviados, como anexo, no e-mail devem ser em formato PDF e preferencialmente não subdivididos em pastas.
Para cada solicitação de processo é necessário o envio de requerimento distinto (devidamente preenchido e assinado), conforme a sua finalidade. Os formulários podem ser localizados nos links:
- Se servidores (para assunto de pessoal) clique aqui
- Se público externo à Ufma clique aqui
Maiores informações através do e-mail depa@ufma.br
Como posso entrar em contato com as unidades no período pandêmico?
O contato com as unidades da UFMA pode ser realizado através de seus e-mails institucionais (clique aqui), ou presencialmente conforme os horários de funcionamento de cada unidade.
Como saber o meu e-mail institucional?
Os servidores ativos da UFMA já possuem e-mail institucional de forma automática.
O e-mail institucional do servidor, normalmente corresponde ao usuário de login no SIPAC@ufma.br, o qual deve ser colocado na plataforma de entrada do gmail, e a senha de login do e-mail há de ser a mesma senha utilizada nos sistemas da UFMA.
Caso tenha dificuldades de acesso, o servidor pode entrar em contato com dd.nti@ufma.br ou sistemas.ti@ufma.br.
Como faço para solicitar Aposentadoria?
Para a solicitação de aposentadoria na UFMA é necessário formalizar o pedido, através de processo junto à DEPA, com o envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado e ainda acompanhado dos documentos constantes no Check list disponível com os demais formulários no Portal da PROGEP (clique aqui).
Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br
Outra pessoa pode solicitar formalização/abertura de processos em meu nome?
A solicitação de formalização de processo através de pedidos por terceiros somente deverá ocorrer mediante a apresentação de procuração, enviada também como anexo dentre os demais documentos.
É recomendado acrescentar o documento de identificação do procurador.
Maiores informações através do e-mail depa@ufma.br
Quais os tipos de processos posso solicitar quando do NASCIMENTO DE FILHOS?
Os servidores públicos, segundo o Guia do Servidor, têm direito a solicitar:
a) Auxílio Natalidade;
b) Assistência ou Auxílio Pré-Escolar;
c) Licença à Gestante, caso a mãe seja servidora pública;
d) Licença Paternidade, caso o pai seja servidor público;
Além de requerer a inclusão do dependente para:
- Dedução do Imposto de Renda
- Licença Tratamento de Pessoa da Família.
- Plano de Saúde
Os pedidos devem ser formalizados através da abertura de processo junto à DEPA.
No e-mail a ser enviado devem conter os documentos, listados ao final de cada formulário específico.
Os formulários podem ser localizados no Portal da PROGEP (clique aqui).
Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br
Como faço para apresentar o meu RELATÓRIO DE ATIVIDADES DOCENTE?
Os Relatórios de Atividades Docentes devem ser inseridos no processo referente à solicitação de afastamento, conforme orientação no Fluxograma _Relatório de Atividades Docente (clique aqui), estabelecido pela DTD/DIPLAD/PROGEP.
Sendo assim, o docente deve enviar e-mail, direcionado à depa@ufma.br, com solicitação de desarquivamento do seu processo de afastamento (informando o nº do processo) enviando os documentos correspondentes ao seu Relatório de atividades docente.
Maiores informações através do e-mail diplad.progep@ufma.br
Como faço para solicitar PROMOÇÃO/PROGRESSÃO DOCENTE?
As solicitações de Progressão e/ou Promoção Docente deverão estar em conformidade ao estabelecido na Resolução CONSAD 204/2017. Nela Constam as orientações, e ainda o requerimento e os demais formulários em seu anexo.
PROGRESSÃO (quando houver a mudança de NÍVEL)
PROMOÇÃO (quando houver a mudança de CLASSE)
Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido através de processo junto à DEPA, com envio do Requerimento devidamente preenchido e assinado.
A Resolução CONSAD 204/2017 pode ser localizada no Portal PROGEP (clique aqui)
Maiores informações através do e-mail diplad.progep@ufma.br
Como posso solicitar PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO?
A Progressão por Capacitação é direcionada aos Técnicos administrativos.
Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, através de processo junto à DEPA, com envio do Requerimento específico devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado do(s) certificado(s) de conclusão do curso.
Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP. (clique aqui)
Maiores informações através do e-mail dcd.progep@ufma.br
Como faço para solicitar AVERBAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO?
Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, através de processo junto à DEPA, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado, acompanhado do envio da Certidão dos órgãos OU a Certidão do INSS.
Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).
Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br
Como faço para solicitar INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE?
Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, através de processo junto à DEPA, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado da ficha de inspeção.
Os pedidos de insalubridade e periculosidade são coisas distintas, portanto os requerimentos e processos são separados. Para ambos utiliza-se o Requerimento do Servidor, mas "marcados" conforme solicitação correspondente.
Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).
Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br
Como faço para solicitar REMOÇÃO?
Para a solicitação de Remoção na UFMA é necessário formalizar o pedido, através de processo junto à DEPA, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado pelo servidor e por sua chefia imediata.
Atentar a distinção entre os formulários de "Remoção por permuta" e "Remoção sem mudança de sede”.
Em caso de motivação específica para a remoção é interessante enviar, também, documentação comprobatória com a finalidade de respaldar o pedido.
Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).
Maiores informações através do e-mail digep.progep@ufma.br
Quando enviar um processo para ARQUIVAMENTO?
Após findada a motivação de abertura do processo (deferimento ou indeferimento do pedido) o processo deve ser destinado, com a finalidade de arquivamento, ao Arquivo da Contabilidade (se assunto contábil) ou Arquivo da DEPA (se demais assuntos).
Esta orientação é válida tanto para processos eletrônicos como para processos em suporte papel.
Orientações complementares clique aqui
Maiores informações através do e-mail depa@ufma.br
Como faço para solicitar READMISSÃO EM CURSO?
Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, através de processo junto à DEPA, com envio do formulário específico (clique aqui) devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado do histórico acadêmico.
Os documentos devem ser enviados, como anexo do e-mail, em formato PDF.
Maiores informações através do e-mail diagrad@ufma.br
Onde posso obter orientações sobre DIPLOMAS (Segunda via/Revalidação/Registro de diplomas de outras IES)?
Para a solicitação de DIPLOMAS (Segunda via, Revalidação e/ou Registro de diplomas de outras IES) é necessário formalizar o pedido, através de processo junto à DEPA, com envio do Requerimento específico devidamente preenchido e assinado acompanhado da lista de documentos conforme tipo de solicitação.
As orientações, formulários e lista de documentos necessários podem ser identificados no Portal da PROEN, conforme a finalidade pretendida:
1 – Registro de Diplomas de outras IES clique aqui
2 - Segunda Via de Diploma clique aqui
3 – Revalidação e Reconhecimento de Diplomas de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) clique aqui
4 - Revalidação de Diploma Médico REVALIDA clique aqui
Obs:
Os documentos devem ser enviados, como anexo do e-mail, em formato PDF.
Conforme orientação da DERRED/PROEN, após abertura do processo junto à DEPA deve ser feito o agendamento através do e-mail: dired.proen@ufma.br para entrega dos diplomas que serão registrados pela DERRED.
Mais informações pelo e-mail dired.proen@ufma.br