Diretoria de Tecnologias na Educação concede outorga de grau a estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado da modalidade a distância da UFMA

publicado: 16/05/2023 13h58, última modificação: 16/05/2023 20h53
Cerimônia foi transmitida pelo canal Institucional da UFMA no youtube
Diretoria de Tecnologias na Educação dá a outorga de grau a estudantes dos cursos da modalidade a distância da UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, no dia 15 de maio, a solenidade de Colação de Grau Especial dos cursos de educação a distância (EaD) da instituição, referente ao segundo semestre de 2022. A cerimônia foi presidida pela diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação, Ana Emília Figueiredo, que representou o reitor Natalino Salgado na ocasião. A colação foi transmitida ao vivo pelo Canal Institucional da UFMA, no Youtube.

A mesa virtual da solenidade foi composta também pela coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil, professora Amanda Ferreira e a coordenadora pedagógica da Diretoria de Tecnologias na Educação, professora Patrícia Maria Abreu Machado. O paraninfo oficial da colação, Edson Firmino Viana de Carvalho, professor do curso de Física, comemorou a conquista e ressaltou a importância de uma educação de EAD de qualidade.

“É uma honra para mim estar aqui hoje. Esse é o momento para reconhecer o esforço, a dedicação e o trabalho árduo para alcançar essa conquista. A educação a distância da UFMA tem se destacado em momentos importantes, não só nesta universidade, mas também em toda a sociedade. Haja vista que a crise sanitária transformou o mundo nesses últimos anos e o papel que a DTED assumiu de tanta ressignificação nesse período. Ressignificação essa que eu estendo aos formandos, que, durante os últimos anos, trabalharam arduamente para alcançar suas metas acadêmicas. Continuem se desafiando e trabalhando duro para alcançar seus objetivos” declarou.

A diretora Ana Emília Figueiredo parabenizou os alunos, falou da importância do trabalho dos recém-formados, em suas respectivas áreas de atuação, para a melhoria do estado e ressaltou a importância de continuar se qualificando. “Para nós, é um prazer poder participar desse momento, pois nós também nos sentimos realizados por vocês. Aos que abraçaram a carreira da licenciatura, vocês sabem que, quando se trata do nosso estado, ser um educador e líder toma uma dimensão ainda muito maior. Pois é por meio da educação que nós podemos mudar a realidade que acompanha os indicadores do Maranhão. Vocês ajudarão a moldar as mentes dos jovens e a criar o impacto positivo em suas vidas. Aos administradores, vocês são profissionais extremamente importantes também para ajudar a mudar esses indicadores. Por meio de uma administração pública bem feita e planejada, você muda uma realidade. Nunca deixem de estudar, vocês precisarão estar sempre atualizados e dispostos a aprender e estar sempre prontos para ajudar os seus colegas e seus alunos”, discursou.

A formanda Aline Moraes Cantanhede Reis, do curso de Administração, oradora oficial, que representou os formandos na ocasião, falou, em seu discurso, sobre a caminhada até a tão sonhada colação e os planos. “Foi nas salas de aula, por meio de discussões enriquecedoras que nossas mentes foram abertas para novas concepções, novas formas de interagir com o mundo e absorver o conhecimento necessário para nos tornarmos bons profissionais. Fomos estimulados pelos nossos mestres a realizar grandes feitos, passamos por momentos que nos confrontamos com as dificuldades e desafios, muitos desistiram, e outros continuaram até aqui. Se sobrevivemos, é porque tivemos muita determinação e coragem. A partir de hoje, devemos tomar decisões que impactam positivamente a sociedade, nosso real desejo é difundir nosso compromisso em bem desempenhar nossas profissões com responsabilidade social”, finalizou a formanda.

Assista na íntegra à Cerimônia de Colação de Grau da DTED-UFMA 2022.2 AQUI.

Por: Bruna Castro

Produção: Alan Veras