Da teoria à prática: Biotério Central da UFMA promove segundo dia do curso de Experimentação em Animais de Laboratório e Ciências da Saúde em parceria com o Hospital Universitário

publicado: 31/05/2023 14h29, última modificação: 05/06/2023 16h38
Da teoria à prática: Biotério Central da UFMA promove segundo dia do curso de cirurgia experimental em parceria com o Hospital Universitário

O curso de Experimentação em Animais de Laboratório e Ciências da Saúde teve seu segundo dia de atividades na terça-feira, 30, no Biotério Central da Universidade Federal do Maranhão. Realizado em dois dias, das 8h às 18h, o evento foi fruto da parceria entre o Biotério Central da UFMA e o Hospital Universitário (HU-UFMA), destinado ao desenvolvimento de habilidades e competências para docentes, pesquisadores, médicos e residentes do Hospital Universitário aplicadas a Ciência de Animais de Laboratório.

Após a abertura do evento, aula introdutória e treinamento teórico realizados na segunda-feira, 29, o cursistas puderam iniciar as atividades práticas propostas para o curso, por meio de visitas técnicas guiadas ao setor de produção e experimentação do Biotério Central, e por atividades práticas que envolveram procedimentos como contenção, gavagem, vias de administração de medicamentos, protocolos anestésicos, coleta de material biológico para pesquisas experimentais, em ratos e camundongos. De acordo com a médica veterinária do Biotério Central, Nádia Selene Costa, “a realização da parte prática do curso proporciona aos médicos, pesquisadores e residentes do HU-UFMA a vivência da realização dos procedimentos experimentais com animais de forma ética e de acordo com as normativas do CONCEA”, e destacou também a importância desse tipo de curso para a pesquisa experimental na UFMA.

Segundo o professor do HU-UFMA, Artur Serra Neto, o curso oferece um valioso preparo para projetos de pesquisa e extensão na área. "A ideia é desenvolver mais técnicas e garantir que a cirurgia experimental cresça substancialmente dentro da nossa Universidade. A parceria do Biotério Central com o Hospital Universitário é fundamental para que os nossos alunos e os nossos residentes tenham essa experiência", afirma o professor.

Residente do segundo ano do Programa de Cirurgia Geral do HU-UFMA, Ingrid Macedo espera que o evento venha a realizar outras edições, já que esta é uma oportunidade única de aprendizado de práticas ainda pouco difundidas na Instituição. "É um curso que tem muito ainda o que crescer. Ainda temos muito a aprender nessa área, que infelizmente não é tão conhecida, principalmente entre os residentes. Trata-se de algo novo que tem muito a agregar para a pesquisa em todos dos níveis, seja para trabalhos de conclusão de curso, mestrados e doutorados.

Em sua primeira edição, as vagas foram limitadas, e segundo o diretor do Biotério Central, o Prof. Dr. Rafael Cardoso Carvalho, “a pretensão é de que o curso seja realizado em outras edições, e se estenda para que outros médicos e residentes tenham essa oportunidade. Além disso, a ementa para um segundo módulo, totalmente aplicado a cirurgia experimental, já está sendo estudada juntamente com o setor de cirurgia e a Gerencia de Ensino do HU-UFMA, para realização de novo curso, no segundo semestre”, ressaltou.

Por: Orlando Ezon