publicado: 21/06/2023 15h41, última modificação: 21/06/2023 15h41
As inscrições deverão ser realizadas até o dia do evento, em que, inclusive, o pagamento poderá ser feito via PIX, boleto bancário ou cartão de crédito.
> Conferências nacionais sobre gestalt-terapia ocorrerão entre os dias 6 e 8 de setembro, na Cidade Universitária

Entre os dias 6 e 8 de setembro, o Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire e Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão serão palcos do XVIII Encontro Nacional de Gestalt-terapia e XV Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica, onde receberão, aproximadamente, oitocentas pessoas. As conferências nacionais estão sendo promovidas pelo Grupo de Estudos em Gestalt Terapia (GEGT) – Integrar UFMA, vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas (CCH). Com a temática “Pensando uma ética decolonial”, a iniciativa tem por objetivo entrelaçar saberes e fazeres de clínicas gestálticas no Maranhão.

Para expandir esse conhecimento científico regional e nacionalmente, as conferências são abertas a toda a comunidade acadêmica da UFMA e também ao público externo. Os interessados deverão realizar suas inscrições até o dia 6 de setembro, dia que iniciará o evento, por meio do site Gestalt na Ilha do Amor. Ao final do processo, o participante poderá escolher sua forma de pagamento e categoria à qual pertence, a fim de garantir o desconto pertinente.

Em linhas gerais, a narrativa da Gestalt-terapia é direcionada às mudanças nas pluralidades da existência do ser humano. Partindo dessa ambientalidade, sustentabilidade e coexistência, surge a construção de uma ética gestáltica em diálogo decolonial. Para aprimorar ainda mais essa área de conhecimento, a programação contará com minicursos, workshops, mesas redondas, comunicações orais, apresentações culturais e artísticas locais, e exposição de materiais didáticos em stands.

A coordenadora do GEGT, professora Wanderlea Nazaré Bandeira Ferreira, destaca que a promoção dessas conferências é enriquecedora para a ampliação teórica e prática de estudantes e profissionais da psicologia. “Em primeira instância, esperamos que o encontro nacional de Gestalt-terapia proporcione crescimento na abordagem gestáltica da nossa região, por meio de trocas de conhecimentos com os mais diversos profissionais e alunos de outros estados, que virão participar dessa atividade conosco”, comenta.

Confira a programação completa

Para mais informações, acesse o perfil do evento no Instagram @gestaltnailhadoamor.

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro