publicado: 16/06/2023 12h00, última modificação: 16/06/2023 13h58
Evento é organizado pelo curso de Medicina do Centro e ocorrerá entre os dias 22 e 24 de junho.
> Centro de Ciências de Pinheiro realiza o V Encontro de Ligas Acadêmicas da Saúde

Nos dias 22, 23 e 24, será realizado no Auditório das licenciaturas do Centro de Ciências de Pinheiro (CCP), o Encontro de Ligas Acadêmicas da Saúde (Elas). Organizado pelo curso de Medicina, o evento tem por objetivo a expansão do conhecimento acerca da Atenção Primária à Saúde e incentivar a produção científica entre os discentes. Além disso, tem a finalidade de promover a participação das ligas acadêmicas e a integração entre os mais diversos cursos da área da saúde.

O Encontro é considerado um evento de caráter técnico-científico e tem o intuito de promover o compartilhamento da ciência e tecnologia que são desenvolvidas pelas ligas acadêmicas e afins na Universidade Federal do Maranhão, no Câmpus de Pinheiro. Nesse sentido, o Elas traz consigo uma importância tanto no fomento da produção científica produzida pelas ligas acadêmicas quanto o compartilhamento de conhecimento acessível e de qualidade entre a comunidade. Também é notória sua participação na integração dos diferentes cursos da área da saúde da UFMA, Câmpus Pinheiro, como também das demais universidades presentes na região da Baixada Maranhense.

A iniciativa será realizada em três dias. No dia 22, primeiro dia do evento, haverá a Abertura do Evento e Apresentação Geral das Ligas Acadêmicas, com início a partir das 16 horas. Posteriormente, será realizada a primeira palestra, das 17 às18 horas, com o Tema: “ Gestão do S.U.S”, ministrada pelo Dr. Marcos Pacheco. A partir das 18h, ocorrerá a segunda palestra, com o tema: “Diagnóstico Precoce de Risco na Atenção Básica: Ferramentas e Aplicabilidade”, ministrada pelo professor de Educação Física do Câmpus Pinheiro Carlos Amorim.

Já no dia 23 de junho, o segundo dia, a programação será iniciada com a apresentação da terceira palestra, com o tema “Manejo de Gestantes na Atenção Básica de Saúde”, ministrada pela médica e coordenadora adjunta do curso de Medicina Câmpus de Pinheiro, professora Maria Andréa de Neiva Granja, entre as 8h e as 9h da manhã. Em seguida, ocorrerá a quarta palestra, com o tema: “A Importância da Atenção Domiciliar na Integralidade do Cuidado”, tendo como palestrante a médica Bárbara Soares.

Logo após, por volta das 10h20, iniciará o primeiro ciclo de minicursos, com encerramento às 12h20, seguido por um intervalo, retornando as quatorze horas com a apresentação dos trabalhos científicos. Além disso, as palestras retornarão com sua quinta apresentação, com o tema: “Manejos de Crises Psiquiátricas na Atenção Básica de Saúde”, ministrada pelo Médico João Arnaud Diniz Neto, das 16h30 às 17h30. Em seguida, a segunda e última rodada de minicursos retornará às 17h50 e seguirá até às 19h50, encerrando o segundo dia.

Por fim, no dia 24 de junho, o terceiro e último dia de evento, será realizada a mesa-redonda, às 8h, com o tema: “A Importância da equipe multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde”, ministrada pela Enfermeira Waléria Durans, Nutricionista Rayssa Sousa e a Psicóloga Kesia Leite. Encerrando o evento, a partir das 10h, serão realizadas as entregas das premiações para os melhores trabalhos científicos e melhores minicursos além do encerramento do evento.

A Doutora Halinna de Carvalho pontua que as expectativas em relação ao Elas são as melhores possíveis, uma vez que o evento já é considerado tradicional no Câmpus de Pinheiro. “Além disso, conta com prestígio perante a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Maranhão. Ademais, o evento é uma grande oportunidade para aflorar a ciência e tecnologia na Universidade e, consequentemente, expor o que há de melhor desenvolvido pelo corpo docente e discente na região da Baixada Maranhense", finaliza.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21, pela página do evento na plataforma even3.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras