Câmpus de Chapadinha realiza primeiro encontro da Comissão de Fortalecimento das Licenciaturas do Continente

publicado: 13/06/2023 13h29, última modificação: 13/06/2023 14h14
Reunião é preparatória para o Fórum das Licenciaturas, que ocorre em agosto

O Centro de Ciências de Chapadinha realizou, na segunda-feira, 12, o primeiro encontro da Comissão de Fortalecimento das Licenciaturas do Continente. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), e tem por objetivo propor ações de fortalecimento dos cursos de licenciatura dos câmpus do interior, com base nas informações levantadas pela comunidade universitária.

Participaram da reunião professores, alunos e técnicos administrativos do Câmpus de Chapadinha. Esses encontros, também chamados de pré-fóruns, vão ocorrer em todos os Câmpus da UFMA, e as informações colhidas serão apresentadas no Fórum das Licenciaturas, que será realizado em agosto. Em seguida, as demandas produzidas serão  encaminhadas à administração superior.

“A ideia é discutir com os docentes, discentes e técnicos possíveis fraquezas, oportunidades e potencialidades de cada uma dessas licenciaturas, para que sejam elaboradas ações de fortalecimento”, explicou a presidente da comissão, professora Carolina Pereira Aranha.  Segundo ela, paralelamente aos pré-fóruns, também já está disponível no SIGAA um instrumento de consulta para que os professores possam fazer um diagnóstico da situação dos cursos.

Para o professor Régis Catarino da Hora, coordenador do curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Chapadinha e membro da comissão, essa iniciativa pode trazer muitos benefícios para os cursos de licenciatura. “Acredito que, a partir desse trabalho, as coisas possam melhorar em relação ao planejamento e ao funcionamento dessas licenciaturas”, declarou. Régis também considera fundamental a participação dos alunos nessas discussões. “O que eles veem, como enxergam a Universidade e o funcionamento do curso, tudo isso é muito importante para gerar todas essas ideias, demandas e discussões que virão”, ressaltou o professor.

O discente do curso de Ciências Biológicas Samuel Vieira Brito também vê de forma positiva  a realização desse diagnóstico e a elaboração de estratégias para fortalecer as licenciaturas. “É importante para a gente identificar os problemas, mas também para mapear as oportunidades e possíveis soluções. Quanto mais discussões nós tivermos sobre esses pontos, mais possibilidades de ajudar a construir soluções viáveis para desenvolver esses cursos e a Uuniversidade como um todo”, declarou o professor.

A Comissão de Fortalecimento das Licenciaturas do Continente é formada por representantes de cada centro e já está trabalhando há três meses. O Câmpus de Chapadinha foi o primeiro a realizar o pré-fórum das Licenciaturas, e o evento contou com o apoio do curso de Ciências Biológicas e do diretor do CCCh, professor Marcos Antônio Delmondes Bomfim.

Por: Ivandro Coêlho