Núcleo de Produção Audiovisual

Campanha "Maio furta-cor" alerta sobre saúde mental materna

publicado: 08/05/2023 10h35, última modificação: 08/05/2023 18h51
854447.png

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as mulheres estão suscetíveis a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. Os transtornos são vistos pela OMS como um grave problema de saúde pública que necessitam de estratégias urgentes de enfrentamento.

Para sensibilizar a população sobre a causa da saúde mental materna, foi lançada a campanha “Maio Furta-cor”.
Em entrevista, a psicóloga da Unidade de Obstetrícia do Hospital Universitário Materno Infantil, Renata Porto Pinheiro, explica o significado da campanha e alerta para casos de depressão, transtornos de ansiedade durante a gestação e no pós-parto, que podem levar até ao suicídio.

Ainda de acordo com a psicóloga, no Hospital Universitário Materno Infantil, são oferecidos serviços de acompanhamento psicológico durante a gestação, parto e pós-parto, além de serviços de saúde da mulher. Todos são gratuitos e de qualidade.