SemanaCard

PPGCOMPro inicia 2024.1 com programação especial

Iniciando o ano e o semestre letivo 2024.1 do PPGCOMPro, a coordenação do programa organizou uma semana de abertura com uma série de quatro eventos para discentes, egressos e docentes, bem como a comunidade da UFMA em geral. Toda a programação acontece online, com inscrições prévias e certificados para os inscritos.

No dia 11 , o professor Marcelo Träsel da UFRGS fala sobre Desinformação e Democracia, temática central no Brasil, principalmente em ano eleitoral. No dia 12, o prof. Miguel Abadalla, mestre formado pelo PPGCOMPro, faz oficina sobre o desenvolvimento de produtos de Comunicação. No dia 13, teremos um evento especial para abrir a nova turma do mestrado criada através do programa PRONERA do Governo Federal e voltado para a educação de profissionais ligados à reforma agrária. Para essa turma , a aula magna é da professora Helena Martins da UFC. Por fim, no dia 14, o coordenador do PPGCOMPro fala sobre IA e seu impacto nas organizações.

Quatro eventos imperdíveis. Para participar faça sua inscrição pelo FORMULÁRIO , lembrando que você deve fazer uma inscrição diferente para cada evento..

DISCIPLINAS OFERTADAS em 2024.1

DisciplinasV1

PPGCOMPro faz seleção para turma especial do Programa Pronera .

O PRONERA é um programa do Governo Federal que apoia a educação de indivíduos ligados à reforma agrária no Brasil. Numa parceria inédita no estado do Maranhão, entre a UFMA e o INCRA, para realizar um curso a nível de pós stricto sensu, serão oferecidas 15 vagas para discentes com esse perfil, num projeto que teve articulação com os movimentos sociais ligados ao campo. No semestre de 2024.1 serão oferecidas as duas disciplinas obrigatórias do curso, especificamente para a turma PRONERA que inicia no primeiro semestre do ano.

ATENÇÃO PARA O PERÍODO DE MATRÍCULAS

TURMA REGULAR - 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO

CONFIRMAÇÃO PELOS ORIENTADORES - ATÉ  05 DE MARÇO

ALUNOS ESPECIAIS - DE 06 A 08 DE MARÇO (Edital divulgado)

TURMA PRONERA - 12 A 15 DE MARÇO

Calendario 2024.1


INFORMES:

. PUBLICADO RESULTADO PROVISÓRIO DO EDITAL 05/2024 - Turma Especial PRONERA do Governo Federal

. DIVULGADO EDITAL PARA VAGAS DE ALUNO ESPECIAL NO SEMESTRE 2024.1 - Ver na página de Editais.

. ABERTA CHAMADA INTERNA PARA O SEGUNDO VOLUME DO LIVRO DOS EGRESSOS DO PPGCOMPro SOBRE PESQUISA APLICADA. Ver na página de Editais.

. O EDITAL GERAL ANUAL PARA INGRESSO NO PPGCOMPRO DEVERÁ ABRIR ENTRE FINAL DE MARÇO E INÍCIO DE ABRIL . FIQUE ATENTO.

. PUBLICADO RESULTADO FINAL DO EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES DO PPGCOMPRO

ATENÇÃO PARA AS OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS COM CERTIFICADOS E CARGA HORÁRIA (SEMANA ESPECIAL DE INÍCIO DO SEMESTRE , POR EXEMPLO) PARA CONTABILIZAR NO RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES, OBRIGATÓRIO PARA TURMAS QUE ENTRARAM DE 2022 EM DIANTE (T4 e T5) . ACESSE A NORMA AQUI .

LogoNova1O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação - Mestrado Profissional - da Universidade Federal do Maranhão tem por finalidade a produção de conhecimento, atuando na formação de recursos humanos para o mercado, bem como para a pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação.

​O processo seletivo ocorre uma vez por ano, com etapas classificatórias como prova escrita de conhecimentos, análise do projeto de pesquisa, prova oral e prova de compreensão de texto em língua estrangeira.

No final de 2023 a Coordenação do PPGCOMPro realizou seu novo processo de credenciamento, visando ampliar o quadro de docentes para atender a demanda atual do curso, bem como prepara-lo para atuação em novos projetos, como o da turma especial do PRONERA . A ação que fazia parte do planejamento estratégico da atual gestão, também inicia o processo de trabalho rumo a um futuro doutorado. O credenciamento é a etapa inicial para a inserção do docente no PPGCOMPro , nas categorias permanente e colaborador. Foram também selecionados docentes para um cadastro reserva que será ativado sempre que houver necessidades específicas mais a frente. A lista está em ordem alfabética.

Nome Completo

Área de Interesse

STATUS

Carlos Nascimento Marciano

Métodos Quantitativos , Estatística e Ciência de Dados

Colaborador

Francisco Gonçalves da Conceição

Desenvolvimento Social, Reforma Agrária e Direitos Humanos

Cadastro Reserva

Gisela Maria SAntos Ferreira de Sousa

Redes Sociais - Produção de Conteúdo e Orientação Estratégica em Organizações

Colaborador

Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo

Planejamento Estratégico e Comunicação Organizacional

Colaborador

Luiziane Silva Saraiva

Agenda ESG e Inovação no Ambiente Organizacional

Cadastro Reserva

Maria Nilza Oliveira Quixaba

Comunicação, Saúde e Acessibilidade

Permanente

Pablo Ricardo Monteiro Dias

Planejamento Estratégico e Comunicação Organizacional

Permanente

Ricardo Costa Alvarenga

Desenvolvimento Social, Reforma Agrária e Direitos Humanos

Cadastro Reserva

Rita de Cássia Romeiro Paulino

Redes Sociais - Análise e Metodologias Quantitativas

Permanente

Romulo Fernando Lemos Gomes

Comunicação, Empreendedorismo Social e Educomunicação

Cadastro Reserva

Rosinete de Jesus Silva Ferreira

Comunicação, Empreendedorismo Social e Educomunicação

Permanente

Assista gravação sobre Métodos Digitais que aconteceu como pré-evento do APLICOM 2023

Participaram desta sessão os pesquisadores Alan Angeluci da USP e Janna Omena da Universidade de Nova Lisboa, com a moderação do coordenador do PPGCOMPro , Márcio Carneiro.

Coordenação

COORDENADOR - MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS

Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós Doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design da UFMA. Professor do Departamento de Comunicação Social na área de Jornalismo em Redes Digitais. Dirige o LABCOM - Laboratório de Convergência de Mídias . Líder do grupo de pesquisa CNPq - Tecnologia e Narrativas Digitais - TECND . Tem trabalhos publicados nas áreas de Sistemas Inteligentes Aplicados ao Jornalismo, Narrativas em Ambientes Digitais, Jornalismo Imersivo, Design Science, Teoria de Redes , Análise de Redes Sociais e Filosofia da Tecnologia. Prêmio Adelmo Genro Filho, da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, em 2018 e 2022, na categoria Pesquisa Aplicada. 

LINK LATTES - http://lattes.cnpq.br/8231237935065420

VICE - COORDENADORA : PATRÍCIA RAKEL DE CASTRO SENA

FotoRakel.jpg

Doutora em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Pernambuco, com PDSE no curso Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior / Portugal ; mestre em Estudos de Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia - PPgEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela UFRN. Coordena a linha de pesquisa "Mídia e Democracia - MID"  e desenvolve pesquisas nas áreas de Jornalismo online, Comunicação Digital, Comunicação e identidades de gêneros, Comunicação e feminismos, Democracia, Construtivismo, Comunicação Política e Análise de Discurso.

LINK LATTES -  http://lattes.cnpq.br/1695145568364917

Área de concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Processos e Produtos Midiáticos

Grupos de Pesquisa

Espaço Físico

Sala dos professores

Sala dos Professores

Orientação e atendimento aos alunos

Orientação e atendimento ao aluno

Recepção

Recepção



ENDEREÇO:

PPGCOMPro - CCSO - Centro de Ciências Sociais - Universidade Federal do Maranhão

Av. dos Portugueses, 1966 - Vila Bacanga, São Luís - MA, 65080-805

Site institucional: https://portalpadrao.ufma.br/ppgcompro

Contato: secretaria.ppgcompro@ufma.br