Jurados Nacionais
SABRINA FIDALGO
Sabrina Fidalgo é uma multipremiada diretora e roteirista carioca. Foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Estudou na Escola de TV e Cinema de Munique (Alemanha) e cursou roteiro pela ABC Guionísta España na Universidade de Córdoba (Espanha). Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo. O media-metragem “Rainha” (2016) ganhou mais de 30 prêmios e foi selecionado para a mostra Perspectives do Festival de Rotterdam. Seu último curta “Alfazema” (2019) ganhou, entre outros, o troféu de Melhor Filme do Júri Popular do 29º Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, foi duplamente premiado com os troféus Candango de Melhor Direção e Melhor Trilha-sonora no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e foi um dos curtas finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi presidente do júri do 48º Festival de Cinema de Gramado, se tornando a primeira mulher negra a ocupar esse posto. É colunista da Vogue Brasil, foi articulista do HuffPost Brasil e é colaboradora esporádica da coluna “Quadro Negro” da Folha de São Paulo.
MARTIN EIKMEIER
Formado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre e Doutor pela Universidade de Campinas. Obteve título de Mestre com dissertação sobre o papel da música como elemento de sintaxe no discurso narrativo no cinema. Defendeu sua tese de doutorado sobre a formação da poética musical no cinema brasileiro, analisando o trabalho na trajetória do maestro Remo Usai. É pesquisador e compositor de trilhas musicais para cinema e teatro. No cinema, tem trabalhos em documentário, ficção e desenhos animados, sendo o mais recente o premiado filme Estamos todos aqui (2017) de Chico Santos Rafael Mellin. No teatro, trabalhou durante 13 anos como diretor musical e compositor da Companhia do Latão, para a qual criou a música e a sonoplastia dos espetáculos neste período. Produziu e dirigiu a gravação do seus Cds: Canções de Cena II, Canções de Cena III e Ópera dos Vivos. Já foi professor em diversas instituições tais como: Senac, Unip, Anhembi Morumbi e Sp escola de teatro. Desde 2015 é coordenador Acadêmico da AIC e professor de diversos cursos na mesma instituição
MANOEL LEITE
Manoel Leite é paraense, psicanalista, produtor cultural, roteirista, fotógrafo e editor. Formou-se em Eng. Aeronáutica no ITA e mudou-se para o Rio de Janeiro onde fez cursos em Cinema e Filosofia na PUC. Fez formação em Psicanálise Lacaniana, e coordenou cursos da intersecção entre Psicanálise e Cinema. Em 2008 criou, com o apoio do Grupo Educacional Ideal, um edital de curta-metragem. Juntou-se à ZFilmes e produziu em 2012 seu primeiro curta, “Certeza”. A partir daí desenvolve-se como roteirista, produtor e editor, participando desta forma das produções “Gritos da terra” (2015), “Deixa eu lhe dizer” (2016) e “Josefina” (2017). Em 2017 teve dois roteiros co-escritos aprovados em edital do MinC para produção, “O Homem do Central Hotel” e “Praiano”. Concluiu em 2018 curso de especialização em desenvolvimento de projetos de Série para TV, na Faculdade Hélio Alonso (RJ). Desde 2018 tornou-se um dos principais editores da ZFilmes e da Espia!Filmes (Produtora portuguesa, ligada à ZFilmes). É Curador do Festival Pan-Amazônico de Cinema Amazônia.DOC desde a sua 3ª Edição, na qual ministrou também o Curso “Psicanálise e Cinema”. Em 2019 foi um dos criadores da plataforma streaming AmazôniaFLIX, que hospeda festivais de cinema, filmes, séries e oficinas de audiovisual, todos da Amazônia.