Mostra AP 43
ESTUDOS DE CENAS
Sinopse: Grupo AP43, é um grupo de pesquisa de cinema com foco no trabalho do ator. Idealizado por Nara Sakarê, desde 2012. A base da pesquisa pauta-se na intimidade do ator com a imagem para se fazer/reconhecer único. Seguindo o tripé: Coragem, Disponibilidade e Escuta. O trabalho de pesquisa acontece em torno de 3 pilastras fundamentais: - Intimidade com a imagem; - Potência criativa; - Domínio da linguagem cinematográfica. São 43 atores que se reúnem semanalmente para pesquisar suas potências e ampliar sua capacidade de experimentar. Invertendo a ordem criativa para priorizar a pesquisa da imagem do ator. Primeiro desenvolvem o personagem e depois o roteiro. para priorizar a pesquisa da imagem do ator. O vídeo é uma montagem de LAB’S, registros do processo onde realizam os cruzamentos dos personagens em experimento com relação ao espaço/objeto/ figurino e outro personagem para se descobrir; e de Estudo de Cena, experimento de dramaturgia com set montado. O ator confia na sua construção e deixa o personagem existir no set.
CYLENE
Sinopse: O filme conta a história de uma trabalhadora doméstica que vive por cerca de 18 anos na casa da patroa, Dona Odete. Dona Odete é de uma família quatrocentona, descendentes de portugueses. Entre as tarefas do cotidiano, Cylene e Dona Odete dividem seus segredos e desejos em uma relação apoiada nas pequenas e "invisíveis" agressões do cotidiano.
NARA SAKARÊ E O TRABALHO DE PREPARAÇÃO DO ATOR
Sinopse: Nara Sakarê, fala sobre o trabalho de Preparação do ator. A importância e os desafios da construção de personagem que devem ser sempre um desdobramento de quem é o ator - íntimo do personagem para deixar ele existir em cena. Preparação de elenco, registro de preparação de elenco e cena dos filmes.
A GRÁVIDA DA CINEMATECA
Sinopse: Isabel, jovem pesquisadora e funcionária da Cinemateca, descobre que está grávida ao mesmo tempo em que recebe uma notícia bombástica: a Cinemateca vai fechar! Todos os funcionários e colaboradores estão despedidos. Isabel fica indignada e resolve reagir. A GRÁVIDA DA CINEMATECA é uma fábula cinematográfica sobre o abandono da arte e cultura pelo Estado.