Notícias

Festival Guarnicê vai promover discussões sobre a produção cinematográfica em 2020

por Paulo Vinicius Coelho publicado: 19/10/2020 11h41, última modificação: 08/05/2021 11h01
mariza-HOME.BX_.jpg

Produtora Mariza Leão

A programação gratuita de ações formativas do Guarnicê 2020 segue acontecendo no youtube.com/festivalguarnicedecinema. Hoje (19), às 16h, o festival vai promover a masterclass ‘’A Produção Audiovisual em 2020’’ com a produtora Mariza Leão e mediação da diretora e roteirista Mavi Simão. Às 19h, o Guarnicê vai realizar o webnário ‘’A Estética do Confinamento’’ com o jornalista e crítico de cinema Filippo Pitanga.

As duas palestras discutem as consequências causadas pela pandemia de Covid-19 no cinema, o atual momento da produção cinematográfica e o futuro do setor. Além das ações formativas, a programação do 43° Guarnicê é composta por mostras competitivas nacional e maranhense, Mostra Especial Othon Bastos, Mostra Especial Mulheres, Mostra Escola de Cinema, Mostra Cinema não tem Idade e Mostra AP 43. Os filmes podem ser assistidos pela plataforma guarnice.ufma.br.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Fundadora da Morena Filmes, Mariza Leão é uma das mais importantes produtoras do país. Trabalhou, dentre outros filmes, com: ‘’Meu Passado me Condena’’ 1 e 2 de Júlia Rezende; ‘’Meu Nome não é Johnny’’ de Mauro Lima; De Pernas pro Ar 1, 2 e 3 de Roberto Santucci. A também produtora Mavi Simão, mediadora do masterclass, realiza há 13 anos o Festival Maranhão na Tela. Mavi é diretora do filme ‘’Terminal Praia-Grande’’, que faz parte da mostra competitiva do 43° Guarnicê.

Filippo Pitanga é advogado, jornalista, professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) no Rio de Janeiro e Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ. Também é curador no CineFantasy - IFFF - International Fantasy e no Film Festival, do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual.