XIV Encontro Iberoamericano de Educação Superior a Distância

publicado: 13/10/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
A EaD no ensino superior ganha proporcões internacionais e é, cada vez mais, tema principal de eventos. Realizado na última semana de setembro, o XIV Encontro Iberoamericano de Educação Superior a Distância é organizado pela Associação Iberoamericana de Educação Superior a Distância (AIESAD), na Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), no Equador, e discutiu os seguintes eixos temáticos da modalidade:

1. Inclusão social e EaD no espaço ibero-americano do conhecimento - para abordar o tema da inclusão social, identifica-se o conhecimento como vetor na evolução do cenário universitário desde a permanência das "missões fundamentais", influenciado pelas trocas permanentes nos entornos, na adaptação e no aproveitamento das novas oportunidades dentro do ambiente universitário com toda sua complexidade e heterogeneidade.

2. Tecnologia e inovação: conquistas desafios - Quanto ao desenvolvimento tecnológico, podem-se abordar os esquemas de adaptação e aproveitamento de novas oportunidades, entre as quais foram projetadas a evolução da EaD, a generalização do ensino virtual, instituições híbridas e a "explosão" das ferramentas na busca de conteúdos.

3. Boas práticas e novas metodologias em EaD no espaço Iberoamericano do conhecimento - Se consideram como boas práticas ao espaço, as iniciativas projetos e/ou políticas que contribuem com exemplos práticos que foram demonstrados como os melhores exercícios desenvolvidos através da geração de ideias que colaboram ao progresso da sociedade.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Coordenação Pedagógica