Videoconferência possibilita defesa de dissertação de mestrado

publicado: 30/07/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

39e18f631c93730daa6e964372dbab3a.jpgCom ao apoio tecnológico do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFMA, a mestranda Mariana Leis pôde defender na data certa sua dissertação de mestrado, cujo tema foi “Caracterização do Extrativismo do Caranguejo-Uçá na Baia do Tubarão - MA”. O trabalho foi apresentado na última sexta (31) na sede do NEaD e transmitido em tempo real para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fato que possibilitou a participação de sua orientadora, a profª. Dra. Adriani Hass.

“Sem o uso desta tecnologia não poderia defender no dia marcado, em virtude de minha orientadora estar em Minas Gerais”, disse emocionada Mariana Leis após saber da aprovação da dissertação pela banca. Oriunda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UFMA, Mariana utilizou em sua apresentação o Adobe Connect, um sistema que permite não só a transmissão do trabalho em PowerPoint, mas a interação em tempo real entre alunos e professores.

Sobre as vantagens deste sistema, comentou a prof.ª Dra. Ana Cristina Maneschy (UFPA), integrante da banca. “O recurso tecnológico cumpriu de fato sua função, que é possibilitar a atividade acadêmica. Vale a pena investir nessa tecnologia e usá-la de forma mais freqüente, pois a interação é fácil e fluente”, declarou. O NEaD disponibilizou ainda a Lousa Interativa, que permite total comunicação entre a tela da lousa e um computador.

Participaram também da banca do campus de São Luís, a prof.ª Dra. Madian Frazão (UFMA) e a prof.ª Dra. Ana Tereza Lopes (Secretaria do Meio Ambiente do Maranhão). Os interessados em utilizar o sistema de videoconferência para defesa de trabalhos de conclusão de curso (graduação e pós-graduação) podem solicitar à direção do NEaD, obedecendo contudo o prazo mínimo de antecedência de 20 (vinte) dias.

Última alteração em: 29/07/2009 09:52