Notícias

Uso das novas tecnologias na UFMA é debatido no Seminário de Licenciaturas Interdisciplinares

publicado: 07/05/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

As atividades fazem parte da programação complementar do I Seminário, que foi realizado em Codó, nos dias 27 e 28, a partir das observações registradas previamente pelos professores e estudantes, a fim de otimizar o Projeto Político Pedagógico dos cursos de Licenciatura nos Campi da UFMA.


O encontro reúne representantes dos Campi de Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo, além do anfitrião, Bacabal. O relatório, obtido na primeira reunião para o processo de implantação (consolidação) das Licenciaturas em Ciências Humanas, Ciências Naturais e Linguagens e Códigos, está sendo analisado junto à comunidade acadêmica.


Para apresentação inicial, o diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFMA), professor Othon Bastos Filho, falou das questões práticas da EaD, demonstrando todo o sistema que engloba a operacionalização de uma disciplina a distância, destacando a importância destas ferramentas para a educação, e afirmou que a educação a distância não surge para concorrer com a presencial, e sim para somar e fortalecer o ensino.


Na continuidade do uso destas inovações, o professor Eráclito Argolo, do Campus de Pinheiro, explicou sobre a transversalidade das novas tecnologias e as licenciaturas; e por último, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFMA), professor Nélio Guilhon, pontuou sobre o registro no sistema dos estudantes das licenciaturas interdisciplinares e também no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), cuja implantação na Universidade será feita a partir do dia 14 de maio, em toda Universidade.


O diretor do NTI falou das dificuldades em instalar pontos de internet banda larga em todos os Campi e destacou o empenho e esforço da Universidade em propiciar a qualidade e unificar todo o sistema administrativo, acadêmico e de recursos humanos, a fim de agilizar e melhorar o atendimento das demandas da UFMA e contribuir na expansão de um serviço público de qualidade, utilizando-se destes novos avanços tecnológicos.


No último dia, a programação do seminário se dá pela apresentação das propostas avaliadas hoje (03), a fim de finalizar o encontro com a elaboração da II Carta das Licenciaturas Interdisciplinares.


seminario-tics Bacabal


Fonte: Sansão Hortegal (Ascom - UFMA)


Lugar: Campus de Bacabal


Última alteração em: 03/05/2012 18:51

registrado em: