Universidade investe em quadro de professores qualificados

publicado: 14/05/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

609d764b589f14130a72fbb0eb5a3db7.jpgA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que o aluno deve dispor de professores capacitados para um atendimento adequado no ensino superior. É com esse intuito que a UFMA passar a contar, regularmente, com novos membros. São mestres e doutores que elevam ainda mais a qualidade do ensino ofertado pela instituição.

Somente para a modalidade de ensino a distância, foram abertas 18 vagas em 2010 para ingresso de novos profissionais. Oito já foram efetivadas e, para as restantes, ainda será feita seleção.

“O NEaD, hoje, tem um quadro de professores efetivos. Dessa forma, há maior foco em linhas de pesquisa, qualidade da avaliação e acompanhamento dos cursos, criando uma institucionalização da modalidade dentro da UFMA”, avalia Othon Bastos filho, diretor do NEaD.

Um bom exemplo da gama de serviços possibilitados pela expansão no quadro de docentes é a interface entre o Núcleo e a Pró-reitoria de Ensino. Esse trabalho é realizado pela Prof.ª Dra. Lucy Silva, recém-ingressante no quadro de professores efetivos, que assumiu a Divisão de Projetos Especiais e de Educação a Distância da PROEN, assessorando projetos pedagógicos que visam levar educação superior a municípios longínquos e incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s nos cursos presenciais de graduação da Universidade.

Já com novos profissionais efetivados na área Tecnológica do Núcleo, como é o caso de Rômulo Martins, a comunicação entre pólos UAB e campus UFMA será favorecida, através da implementação de sistemas informatizados. Os benefícios serão percebidos também pelos alunos, que terão acesso a serviços de bancos de armazenamento de artigos científicos, sistemas de inscrições, agendamento de videoconferências, sistemas de almoxarifado e submissão de artigos para revistas. Tudo virtualmente.

“A expectativa é a melhor possível, tanto dentro de um contexto profissional como pessoal, pois o NEaD conta com uma estrutura moderna, tecnologia de ponta, equipe multidisciplinar e tem como um dos objetivos, melhorar a vida das pessoas que residem nos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos do nosso Estado”, aponta Rômulo Martins.

Conheça alguns dos novos professores efetivos

Prof. Dr.ª Lucy Silva – Responsável pela Divisão de Projetos Especiais e de Educação a Distância da PROEN

Prof. Ms.Samuel Luis Velásquez Castellanos - Coordenador de Pesquisa do NEaD

Prof. Ms. Rômulo Martins França - Gerente de Desenvolvimento de Sistemas do NEaD