Universidade de Moçambique solicita cooperação da UFMA para área de EaD

publicado: 28/11/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

De 21 a 23 de novembro, a equipe do Núcleo de Educação a Distância da UFMA recebeu em sua sede o professor Felisberto Felix Singo, doutor em Ciências da Computação da Universidade Pedagógica de Moçambique. Na ocasião, iniciou-se a articulação para um acordo de cooperação que viabilizará projetos de graduação e pós-graduação em benefício da República de Moçambique.

Depois de conhecer um pouco da estrutura física, tecnológica e de recursos humanos que dá suporte aos cursos da modalidade a distância, o professor Felix manifestou interesse em levar para sua Universidade o curso de graduação a distância em Administração Pública, ofertado pela UFMA por meio do programa UAB.

Esse é um curso do qual a UFMA tem muito orgulho, pois foi a primeira graduação ofertada na modalidade a distância e que, numa escala de 0 a 5, ganhou nota 4 após rigorosa avaliação do Inep”, acrescenta o prof. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA. Os primeiros passos para concretizar essa parceria já foram dados pela UFMA. “Já foi solicitado ao Itamaraty e à Capes o adendo para que a UFMA integre o corpo de universidades brasileiras que ofertam cursos para Moçambique, com isso podemos prever o início da oferta para segundo semestre de 2013”, explica Giselli Zordan, coordenadora administrativa do Núcleo.

O prof. Dr. Felix Singo falou ainda do desejo de sua Universidade em realizar um Mestrado Interinstitucional – Minter que atenda, principalmente, a área de educação a distância, uma modalidade que ainda precisa de mais incentivos em seu país e que, segundo o professor, poderia crescer a partir do aprendizado com a UFMA.

Fiquei impressionado com a organização e com o nível de preparação que o NEaD aqui tem. Quando olho para equipe que está aqui de fato a trabalhar e comparo com aquilo que eu conheço da minha Universidade, eu digo ainda temos muitos passos por dar. Porque essa forma de organizar a EaD aqui na UFMA, eu penso que vai nos ajudar também a crescer lá em Moçambique, a tentarmos, não copiar, mas pelo menos, olhar e aproveitar aquilo que é possível implementar também na nossa Universidade, segundo nossa realidade. Eu penso que aprendi, gostei, vi um trabalho maravilhoso aqui, esses quatro dias foram de fato uma escola”, declarou o professor Felix Singo.

A Universidade Pedagógica é uma instituição pública de ensino superior que atende cerca de 41 mil alunos em 11 campus espalhados por Moçambique. A modalidade a distância é ofertada desde 2005, inclusive com apoio do programa Universidade Aberta do Brasil, do governo federal brasileiro. No entanto, o crescimento da área tem sido retardado pela condição de subdesenvolvimento do país, herança da libertação tardia da colonização portuguesa.

Última alteração em: 28/11/2012 16:55