Universidade Aberta do Brasil

publicado: 31/12/1969 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

img1372.jpgO projeto Universidade Aberta do Brasil-UAB, criado em 2005 pelo Ministério da Educação, tem como objetivo levar ensino público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem curso superior. O Brasil inteiro já aderiu à UAB, beneficiando as Universidades Federais.

No Maranhão, seus resultados são mostrados pela expansão dos cursos a distância pelos municípios. Para a coordenadora da UAB no Maranhão, Veraluce Lima dos Santos, mesmo com o ceticismo que cerca o ensino a distância, a procura pelos cursos é imensa."Nós vamos a cada departamento da Universidade e percebemos o interesse triplicando. Cursos como filosofia, geografia e história já estão preparando seus cursos a distância.

Segundo a coordenadora, o sucesso se dá na facilidade que a UAB proporciona para que os coordenadores de curso se sintam motivados em criar seus cursos. "Nós lançamos a idéia, vamos às assembléias departamentais e apontamos a demanda. Os procedimentos para se iniciar um curso a distância são os mesmos de um curso presencial", explica Veraluce Lima.

Veraluce Lima dos Santos, coordenadora da UAB / UFMA

Última alteração em: 14/01/2009 20:00