UNA-SUS-UFMA prorroga as inscrições para curso que aborda o cuidado em casos de intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos

publicado: 24/06/2022 08h44, última modificação: 24/06/2022 10h32
LANÇAMENTO - CUIDADOS EM CASOS DE MORDEDURA-12.png

Casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos são comuns nas Unidades de Atenção e demandam estratégias de atendimento específicas. Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na assistência correta a essas demandas, a UNA-SUS/UFMA prorroga as inscrições, até 31 de outubro, para o curso “Cuidado em casos de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos”.

A capacitação tem início imediato e é ofertada na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores. O público-alvo são profissionais de saúde e gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, especialmente médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e demais interessados na temática abordada.

Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é disponibilizada em um ambiente virtual inovador e disponível, também, em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia e questionários.

Por meio do curso será possível compreender o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para organização do fluxo de trabalho das equipes de saúde e reconhecer os cuidados relacionados aos casos de mordeduras por animais e intoxicação aguda por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos. O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

A capacitação é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).