UNA-SUS/UFMA lança curso com o tema "Cuidado aos Pacientes Vítimas de Queimaduras"; capacitação tem início imediato

publicado: 13/09/2022 17h57, última modificação: 15/09/2022 10h33
Peça_CUIDADO VÍTIMA DE QUEIMADURA_05.png

Estão abertas as matrículas para o curso Cuidado aos pacientes vítimas de queimaduras” ofertado pela Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). A  capacitação é on-line, gratuita e as inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro no site unasus.ufma.br. O início das aulas é imediato.

Casos de queimaduras constituem um grave problema de saúde pública no Brasil. Quando pensamos no manejo de pacientes vítimas desses agravos, é necessário que o profissional que atua no atendimento à demanda espontânea conheça os conceitos, tipos e características dessas lesões, suas causas mais comuns, o tratamento e o acompanhamento dessas pessoas no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Nesse contexto, o curso é voltado aos profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.

TEMÁTICAS – Com carga horária de 30 horas, a oferta aborda temas como: epidemiologia das queimaduras, caracterização e diagnóstico da extensão da lesão, avaliação de risco e vulnerabilidades, primeiros socorros e remoção de pacientes vítimas de queimaduras, entre outros assuntos que fazem parte desse contexto.

Em resumo, o conteúdo programático aborda os protocolos de cuidados, os critérios para encaminhamentos e processos de reabilitação dos pacientes, assim como também auxilia as equipes de saúde a informar à população sobre os aspectos relacionados à prevenção de queimaduras.

Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: material em PDF, infográficos, vídeo e questionário.

CERTIFICADO GRATUITO – Após concluir todas as etapas e tarefas presentes na sala virtual, o aluno poderá emitir a sua certificação na própria plataforma de aprendizagem, o SAITE AVA. O certificado é gratuito e emitido pela UFMA, Instituição integrante da Rede UNA-SUS.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a UFMA, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

UNA-SUS/UFMA – Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo, na Atenção Primária à Saúde. Atualmente, a plataforma oferta mais de 30 capacitações abrangendo temas como Saúde Bucal, Saúde da Pessoa com Deficiência, Gestão do SUS e Reabilitação Pós-covid. Para mais informações, acesse: www.unasus.ufma.br.