Notícias

Um Computador por Aluno: projeto é lançado na UFMA

publicado: 28/09/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

4e396311f032390322c8326a90dd654f.jpgO Maranhão inicia um novo processo de inclusão digital nas escolas da rede pública. Nesta segunda-feira (26), ocorreu o lançamento oficial do projeto Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação. Autoridades educacionais de renome participaram da solenidade no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão.


Esse projeto é importante por colocar as três esferas do governo trabalhando em conjunto: a federal, a estadual, e a municipal. Estes alunos são o futuro do país e necessitam de um ensino feito da melhor forma possível, com tecnologia”, declarou o reitor da UFMA, Natalino Salgado.


O projeto é de iniciativa federal e tem finalidade de promover a inclusão digital, por meio da distribuição de um laptop para cada estudante e professor de educação básica em escolas municipais e estaduais. Dessa forma, será possibilitada uma metodologia centrada no desenvolvimento autônomo dos discentes, baseado na cooperação entre eles. Através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), a UFMA será responsável por criar estratégias pedagógicas e logísticas para a implementação do programa.


Ao todo, o processo compreende três etapas. A primeira consiste no acompanhamento da entrega dos equipamentos nas instituições de ensino, realizada durante o mês de agosto. Na segunda etapa, a UFMA realizará uma formação continuada a professores, que posteriormente serão os multiplicadores do programa, orientando pedagogicamente o uso dos computadores pelos alunos nas escolas contempladas. Esta fase — com carga horária de 320 horas divididas em quatro módulos — teve início logo após o lançamento do programa, no Centro Pedagógico Paulo Freire.


Durante a terceira fase, serão realizadas a verificação e avaliação dos procedimentos dos multiplicadores em sala de aula.


É um programa que se inicia hoje, no nosso estado, mas a tendência é crescer e atingir o maior número possível de jovens, que precisam da internet como ferramenta complementar nos seus estudos e entender o que acontece no mundo hoje, em termos de comunicação”, comentou o secretário municipal de Educação, Othon Bastos.


Uma das beneficiadas pelo UCA, a aluna Anne Caroline Sousa se mostra
empolgada com as novas perspectivas para a sala de aula. “Acho interessante para os alunos aprenderem mais sobre a informática e para que, na hora que precisarmos fazer uma pesquisa, não precisarmos ir à lan house e usar (o computador) não sozinho, mas compartilhando com seu colega”.


No Maranhão, o UCA atenderá a 6.249 estudantes e 673 professores, em 12 escolas. Em todo o Brasil, o número de beneficiados ultrapassa os 25 mil, em 301 instituições.


O diretor do Núcleo de Educação a Distância, Othon Bastos Filho, abordou o novo projeto dentro do papel da Universidade e do novo cenário educacional brasileiro, classificando-o como mais uma ferramenta para o uso das tecnologias na educação: “O NEaD, desde 2007, com o início da atual gestão, investe na capacitação de docentes e profissionais que trabalham as TICs (tecnologias da informação e comunicação). O projeto UCA faz parte do processo de formação de docentes, nesse caso, multiplicadores desenvolvidos no projeto. E nós também faremos acompanhamento in loco da aplicação de teoria e práticas utilizadas nas escolas, com visitas estratégicas para aplicação desse processo e para que realmente ‘chegue na ponta’ o uso do computador, tanto como ferramenta pedagógica, tecnológica e de pesquisa, conclui Bastos


Marcaram presença também, na cerimônia de abertura, o secretário de Estado da Educação, João Bernardo Bringel, além de alunos, pais professores, gestores educacionais, e representantes das prefeituras de municípios abrangidos pelo programa.


Última alteração em: 27/09/2011 03:18

registrado em: