UFMA Virtual e ENAP firmam parceria para ofertar cursos EaD gratuitos no âmbito da administração pública

publicado: 16/09/2024 14h45, última modificação: 19/09/2024 12h14
Inicialmente, a parceria estratégica prevê o desenvolvimento de dez cursos onlines e gratuitos.
banner 768x432 (15).png

O UFMA Virtual da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) firmou oficialmente parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para a produção e oferta de cursos na modalidade de educação a distância. Essa colaboração estratégica prevê o desenvolvimento de dez cursos onlines e gratuitos, com o objetivo de fortalecer a gestão do conhecimento em administração pública.

A iniciativa busca ampliar as oportunidades de formação para servidores públicos federais, estaduais e municipais, além de oferecer conteúdo acessível e de qualidade para todos os cidadãos.

Reunião decisiva para a parceria – A formalização da parceria teve como base uma reunião anterior entre as instituições, na qual representante da ENAP visitou a UFMA para discutir o potencial de colaboração. Na ocasião, Braulio Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Profissional da ENAP, destacou a importância de conhecer a equipe que atua no desenvolvimento de cursos EaD da UFMA e a expectativa em ofertar cursos cada vez mais acessíveis e de alta qualidade.

A UFMA, por meio de programas como o UNA-SUS/UFMA e o UFMA Virtual, já possui uma sólida experiência em cursos autoinstrucionais e na integração de recursos tecnológicos à educação. Para a diretora da DTED/UFMA, Patrícia Machado, a expertise da universidade será fundamental para enfrentar os desafios de desenvolver soluções educacionais inclusivas.

Equipes qualificadas para novos desafiosCom equipes qualificadas de ambos os lados, a parceria visa desenvolver cursos que integrem inovação pedagógica com as mais recentes tecnologias educacionais, garantindo que servidores de todo o Brasil tenham acesso à formação contínua e de qualidade.

O projeto conta com a expertise da coordenadora de Projetos da DTED, Camila Pontes; da coordenadora do UFMA Virtual, Christiana Salgado; além dos colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos autoinstrucionais da DTED/UFMA. O professor Walber Lins Pontes, coordenador do mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional da UFMA, atuará também como coordenador dos cursos oferecidos entre as instituições. O professor Walber Pontes destaca que a utilização de plataformas como a Escola Virtual de Governo permitirá maior capilaridade e democratização do conhecimento, promovendo o acesso à capacitação profissional em diversas regiões do país.