UFMA vai ofertar 1.600 vagas para cursos de especialização na área da Saúde

publicado: 04/03/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

5400ed21a618ed540ee23586833ec448.jpegIntegrada às diretrizes federais de melhoria da saúde pública por meio da formação profissional em larga escala, a UFMA conquista a aprovação dos cursos de especialização a distância em Saúde na Família e Saúde Materno-Infantil junto ao Ministério da Saúde, através da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – Una SUS. Com a iniciativa, serão ofertadas 1.600 vagas para profissionais da Rede Pública de Saúde do Maranhão.

“A UFMA está em fase de implantação da Una SUS, que é uma iniciativa nova do Ministério da Saúde, da qual poucos Estados estão incluídos. A Universidade consegue dar um passo à frente de várias outras instituições do país e ainda com a peculiaridade de trazer dois cursos, enquanto que as demais aprovaram somente um”, pontua Ana Emilia Figueiredo, coordenadora geral dos cursos pela UFMA.

As especializações serão ofertadas na modalidade a distância, durante o biênio 2010-2011, nos Pólos de São Luis, Caxias, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco e Grajaú. Direcionada aos médicos, dentistas e enfermeiros participantes do Programa Saúde na Família – PSF, a especialização em Saúde da Família disponibilizará mil vagas, divididas em três turmas. Já o curso de especialização em Saúde Materno-Infantil abrirá duas turmas de 300 vagas cada, para profissionais do SUS atuantes na Rede Materno-Infantil do Estado.

Para aderir à Una SUS e desta forma atender ao quantitativo de 1.600 cursistas, a UFMA dispõe de estrutura própria para Educação a Distância - EaD.“Com o Núcleo de Educação a Distância usando a tecnologia e os pólos do interior, a UFMA consegue hoje alcançar um número maior de pessoas, sendo desta vez, para capacitação na área da Saúde”, avalia o reitor Natalino Salgado. Além de contar com a estrutura do NEaD, a implementação das especializações terá o apoio do Hospital Universitário da UFMA e do Mestrado em Saúde Materno-Infantil.

A publicação dos Editais de Seleção dos cursos está prevista para o final deste mês. Atualmente, estão sendo realizadas reuniões entre a UFMA e a coordenação nacional da Una SUS, para detalhamento da operacionalização dos cursos.

Alcance em larga escala

Somente durante o biênio 2010-2011, a Rede Una SUS vai ofertar no país cerca de 20 mil vagas em cursos de especialização a distância. Para Vinícius de Oliveira, coordenador nacional da Rede, a modalidade a distância atua como fator facilitador.“Não seria possível atingir esse volume de trabalhadores sem utilizar a Educação a Distância. Estamos dando um salto na capacidade de oferta. Além disso, a EaD proporciona vários ganhos, diminui a necessidade de deslocamento, permite mais flexibilidade nos horários de estudo; além de ser uma modalidade acessível a pessoas que estão em regiões remotas”, avalia.

Última alteração em: 03/03/2010 10:18