UFMA terá mestrado de Matemática na modalidade a distância

publicado: 23/03/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Começam, no próximo dia 2 de abril, as aulas do Mestrado em Matemática na modalidade EaD, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão por meio do Núcleo de Educação a Distância - NEaD. O curso faz parte do projeto Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional -- o PROFMAT --, que é realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil - UAB.

A aula inaugural será uma videoconferência nacional entre as instituições participantes do projeto. Os 15 mestrandos da UFMA acompanharão a transmissão pelo NeaD.

O mestrado é voltado para professores do ensino básico da rede pública e, na UFMA, ficará sob coordenação do professor Dr. Marcos Araújo. "É fundamental a participação da UFMA, principalmente, porque o Maranhão é muito grande e a ideia desse projeto é que ele se espalhe para o interior também. Nós temos um grande número de professores do ensino básico de matemática que necessitam de um treinamento, digamos assim, especializado", ressalta Araújo.

O Profmat é um mestrado stricto sensu que tem duração de 3 anos e é resultado de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, que coordena o projeto, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, que custeia. O NEaD vai oferecer a infraestrutura física, pedagógica e tecnológica, com videoaulas e videoconferências para os alunos do Maranhão. Inicialmente, o curso só será oferecido em São Luís.

"No Maranhão, com o crescimento do projeto UAB, do qual a UFMA faz parte, uma das satisfações que nós temos é, justamente, trabalhar o stricto sensu. E o ponto relevante é ser o primeiro stricto sensu do Brasil na modalidade EaD, financiado pela UAB. Com isso, é uma grande satisfação pra UFMA estar inserida nesse processo. Isso mostra a qualidade que nós temos e a seriedade do nosso trabalho", comenta o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.

Os alunos terão à disposição bibliotecas e laboratórios de informática e matemática, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que garante o acesso aos conteúdos, materiais didáticos e acompanhamento online de professores. Aos finais de semana, serão realizadas aulas presenciais, para solução de dúvidas, grupo de discussões e resolução de exercícios.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFMA, Fernando Carvalho, a nova oferta de pós-graduação na área de ciências exatas pela EaD confirma a política social da Universidade de corresponder às diversas carências profissionais no estado. "Atualmente, o que temos em pós-graduação a distância forma uma quantidade de professores com especialidade para atender as necessidades específicas para desenvolvimento dos municípios do Maranhão", destaca Carvalho.

Confira, abaixo, a lista dos aprovados para o PROFMAT:

1.CARLOS ROSSINE PIAUILINO NEGREIROS
2.CELSO ANTONIO BOTÃO CARVALHO