UFMA tem projetos aprovados pela Capes

publicado: 07/06/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

A UFMA deu mais um importante passo para a melhoria da qualidade do ensino superior. A Universidade está entre as 51 instituições que vão receber recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) nos cursos de graduação. A conquista se deu através da aprovação de projetos submetidos ao Edital Nº. 15 de 23 de março de 2010 - DED/Capes.

O papel de articular a participação dos departamentos da Universidade ficou a cargo do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e da Pró-reitoria de Ensino, resultando na elaboração e aprovação de um grande "projeto institucional". As propostas aprovadas objetivam promover a inovação dos cursos de graduação da modalidade presencial, através da implementação de plataformas virtuais de aprendizagem, oferta de disciplinas com uso de TICs, produção de conteúdos multimídias, além da capacitação de recursos humanos.

A UFMA ficou em 11º dentre as Universidades participantes, assegurando assim, a destinação de aproximadamente 890 mil reais para investimentos em 12 departamentos: NEaD; Artes e Música; Ciências Biológicas;Educação II; Física; Fisiologia; Letras; Odontologia; Psicologia; Química; Sociologia e Antropologia; Turismo e Hotelaria.

Na fase de execução dos projetos de fomento às TICs, o NEaD vai promover a capacitação dos professores, dando a eles uma visão de como utilizar melhor as tecnologias ― como ambiente virtual, lousa interativa, videoconferências ―, bem como orientar a produção de conteúdos digitais.

Para o Pró-reitor de Ensino, Aldir Carvalho, as perspectivas são de melhorias efetivas no sistema de graduação da Universidade. "Na medida em que o professor incorpora as tecnologias à sua prática pedagógica, ele enriquece a formação, beneficiando os estudantes", avalia.

Com a iminente atuação conjunta do ensino presencial e a distância, em termos de equipamentos e mídia, o diretor do NEaD, Othon Bastos, aponta para uma possível convergência das modalidades. "Num futuro bem próximo, a educação a distância e o ensino presencial utilizarão as tecnologiasde forma harmônica, criando, assim, a Educação tecnológica".

Lugar: ASCOM/ NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues