UFMA tem nove cursos de Aperfeiçoamento em Diversidade aprovados pelo MEC

publicado: 27/08/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
A partir do primeiro semestre de 2010 professores maranhenses terão a oportunidade de ingressar em 9 cursos de formação continuada nas áreas da diversidade. Os cursos serão ofertados pela UFMA, em virtude da aprovação em edital público da Rede de Educação para a Diversidade - programa do Ministério da Educação (MEC) destinado às instituições integrantes do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os cursos de aperfeiçoamento são na modalidade semi-presencial nas áreas de Educação para a Diversidade, Educação Integral e Integrada, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade na Escola, Educação de Jovens e Adultos, Direitos Humanos, Educação do Campo, Material Didático e Mediadores de Leitura. O programa irá contemplar 2.880 profissionais das redes públicas de ensino do Maranhão, que irão participar dos cursos nos Pólos UAB de Porto Franco, Carolina, Santa Inês, Imperatriz, Arari, São João dos Patos, Timbiras, Santa Quitéria, Caxias, Nina Rodrigues, Grajaú, Humberto de Campos, Codó e Bom Jesus das Selvas.

Com esta iniciativa, a UFMA beneficiará quase três mil professores que dificilmente teriam condições de se deslocarem de suas cidades para ingressar em um curso presencial na capital" avalia o prof. Othon Bastos Filho, Diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), setor que dará o apoio tecnológico, de tutoria e produção de material didático.

As vagas serão abertas em janeiro do próximo ano, no entanto a primeira fase para implementação dos cursos já foi realizada entre os dias 17 e 19 de agosto em Brasília, na ocasião do II Seminário Nacional da Rede de Educação para a Diversidade. O evento reuniu representantes de todas as instituições participantes do programa para esclarecimentos sobre conteúdos de cursos, material didático, avaliação, custos, dentre outros tópicos operacionais.

Lugar: UFMA / Ascom NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo