Notícias

UFMA sedia o 18º Congresso Internacional de EaD

publicado: 25/09/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

 SÃO LUÍS: No último domingo (23) foi aberto oficialmente o 18º Congresso Internacional de Educação a Distância, no prédio Paulo Freire da cidade universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em parceria com o Núcleo de Educação a Distância da UFMA, o evento prevê reunir mais de 1.500 pesquisadores estrangeiros e brasileiros para discussão do tema "Histórias, Analíticas e Pensamento Aberto: Guias para o Futuro da Educação a Distância". 


O 18° CIAED é uma excelente oportunidade para professores e pesquisadores apresentarem seus estudos e estabelecerem contatos profissionais com especialistas do Brasil e de outros países. Durante a cerimônia de abertura, o público pôde presenciar os pronunciamentos do presidente da ABED, Fredric Litto; do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; do reitor da UEMA, José Augusto Oliveira; de Antônio Cesar Callegari, Secretário de Educação Básica do MEC; de Jorge Messias, Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC; de Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA; de Antônio Roberto Serra, diretor da UEMANET, dentre outras autoridades.


Para Natalino Salgado, reitor da UFMA, a temática do Congresso é um convite para o debate e compartilhamento de novas formas criativas de ensino e aprendizagem. "É inegável que vivemos em uma nova era, em que o futuro está cada vez mais próximo. Os antigos métodos de ensino coexistem com novas e inovadores formas de construção do conhecimento, onde a distância e o tempo não são mais fatores para impedir o desenvolvimento profissional de milhares de pessoas", avaliou.


No Maranhão, um Estado que ainda possui graves déficits educacionais, a educação a distância apresenta-se como estratégia para ampliação do acesso à educação, servindo assim, como política pública de inclusão social. "A nossa Universidade tem dado sua parcela de contribuição, hoje são 140 cidades beneficiadas com cursos de graduação, pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento na modalidade a distância", destacou Natalino Salgado.


Programação


Até a quarta-feira (26), o público poderá participar de palestras, minicursos, mesas-redondas, reuniões, apresentação de pôsteres e sorteios de tabletes. Dentre os expositores internacionais, podemos destacar: Universityof London (Inglaterra), Open University (Inglaterra), AthabascaUniversity (Canadá), STVU Shanghai TV Universidade (China), Instituto Lincoln (Argentina/EUA), Universidade de San Francisco de Quito (Equador), Lincoln Instituteof Land Policy (EUA), Universidade do Minho (Portugal) e a Força Aérea de Portugal.


Do Brasil, estão presentes: Ministério da Educação, Capes, FNDE, CNPQ, Empresa Adobe, FIEMA, Fundação Oswaldo Cruz, IP.TV, além de Universidades Federais, Estaduais, fundações de pesquisa e institutos tecnológicos.


A UFMA, como anfitriã do Congresso no Maranhão, está com stand localizado na aza norte do prédio Paulo Freire, apresentando as principais ações educacionais desenvolvidas no Estado com incremento das tecnologias de comunicação e informação.


Na terça (25), às 14h, a Universidade por meio do Núcleo de Educação a Distância – NEaD, fará uma apresentação em plenária sobre o "Desenvolvimento dos Processos de EaD na UFMA", com detalhamentos sobre o suporte humano e tecnológico disponibilizado hoje para atender os 14 mil alunos matriculados em cursos a distância. "Nessa apresentação, iremos abordar a modalidade a distância como um processo educacional de qualidade que visa democratizar o conhecimento para todo o Estado do Maranhão. Com isso, a sociedade ganha, visto que a cada ano a UFMA consegue chegar a mais municípios com novos cursos, ajudando a promover o desenvolvimento humano dessas regiões antes esquecidas", adianta o prof. Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância da UFMA.


 


 


 


 


Última alteração em: 25/09/2012 19:11

registrado em: