UFMA se mobiliza para implementar TICs nos cursos presenciais

publicado: 05/04/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Alinhada às políticas de inovação dos métodos de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, a UFMA realizou reunião de trabalho a fim de pleitear recursos federais para incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs nos cursos presenciais de graduação. O encontro foi realizado hoje (5) às 9h no auditório da UFMA Virtual, com representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e dos Departamentos de cursos.

Na ocasião, os Departamentos foram mobilizados para a elaboração de projetos que serão submetidos ao edital nº 015/2010 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que prevê investimento de 45 milhões só para este ano."Esse edital demonstra o esforço do governo federal em fomentar as TICs nos processos educacionais, fato que fará com que em breve tenhamos uma Educação Tecnológica como política institucional das Universidades, integrando as modalidades presencial e a distância", explica o prof. Dr. Othon Bastos Filho, coordenador da UAB pela UFMA e diretor do NEaD.

Até o dia 12 de abril, serão encaminhados 4 projetos voltados para a inovação dos cursos com base nas seguintes propostas: capacitação de recursos humanos, implementação de Plataforma Virtual de Aprendizagem, oferta de disciplinas com uso de TICs, além de produção de conteúdos educacionais. Para o Pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Aldir Carvalho, as perspectivas são de melhorias efetivas no sistema de graduação da Universidade."Na medida em que o professor incorpora as tecnologias à sua prática pedagógica, ele enriquece a formação, beneficiando os estudantes", avalia.

As possibilidades de dinamização do processo de ensino-aprendizagem são abrangentes, atendendo às necessidades de cada curso, como exemplifica a prof.ª Isabel Mota Costa, do Departamento de Artes. "O curso de Artes trabalha com vídeos, cinema, fotografia, o que faz com que a tecnologia seja fundamental para nós", relata. Os Departamentos de Curso que ainda desejarem participar do processo de formatação dos projetos devem comparecer à próxima reunião de trabalho, na quinta-feira (8) às 15h no auditório da UFMA Virtual.

Para mais informações, entrar em contato com o prof. Reinaldo Domingo, coordenador pedagógico do NEaD, através do telefone 3301 8056.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo