UFMA realiza fóruns para institucionalização da EaD

publicado: 17/08/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Fórum EaD/UFMAOs programas de educação a distância da UFMA crescem continuamente, possibilitando que hoje mais de 11 mil pessoas estejam matriculadas em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Por esta razão, a modalidade será pauta de discussão em fóruns sequenciais promovidos em conjunto pela Pró-Reitoria de Ensino - PROEN, Núcleo de Educação a Distância – NEaD e pelo Núcleo de Tecnologia de Informação – NTI. O I Fórum Identidade Institucional: EaD na UFMA ocorreu dia 10 de agosto, na Cidade Universitária, em São Luís – MA.

Estiveram presentes no fórum, o reitor Natalino Salgado Filho; a Pró-Reitora de Ensino, Sônia Maria Mugschl; o diretor NEaD, Othon Bastos Filho; o diretor NTI, Nélio Guilhon, além de coordenadores de curso, diretores de departamentos da PROEN, chefes de departamentos acadêmicos, professores e técnicos-administrativos.

Um dos pontos centrais da discussão foi a necessidade de institucionalizar a modalidade a distância na UFMA, criando resoluções para regulamentar a oferta. "A educação a distância é um projeto de muita inclusão social, dá oportunidade de formar milhares de pessoas que estão precisando. No início da nossa gestão, a educação a distância era muito incipiente, então nós revitalizamos o Núcleo, mas é um processo que cresceu bastante e que agora precisa se consolidar, precisa ter resoluções", destacou o reitor Natalino Salgado.

O reitor falou ainda sobre a importância da participação coletiva nesse processo. "Nossa Universidade cresceu muito, precisava crescer, agora nós estamos fazendo os ajustes e isso vai ser um processo contínuo, que não pode ser feito no gabinete, tem que ser discutido na base, com a comunidade acadêmica", afirmou Natalino Salgado.

Com uma resolução própria, os cursos na modalidade a distância serão tratados em sua especificidade, com atenção às características próprias do processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias e à identidade da modalidade desenvolvida pela UFMA. "O fundamental agora é construir a identidade da graduação da UFMA e a educação a distância tem que fazer parte dessa identidade, como uma modalidade que tem as suas especificidades, que exige do professor um outro tipo de atitude, um outro tipo plano e de interação", ressaltou a Pró-Reitora de Ensino, Sônia Maria Mugschl.

Outra questão discutida foi a diminuição dos impactos da modalidade. "Nós criaremos estratégias para diminuir o impacto, porque o impacto é muito grande, sabemos que a realidade ainda não incluiu todas as pessoas no mundo virtual, que ainda existe muita exclusão, então a nossa responsabilidade é muito grande", avaliou a Pró-Reitora Sônia Maria Mugschl.

Pensar em iniciativas que atendam à realidade dos alunos do interior do Maranhão tem sido uma estratégia do NEaD para diminuir os impactos da EaD. Um exemplo é a parceria firmada com a IP.TV para uso de 100 tablets por alunos da modalidade a distância. O projeto piloto será realizado em municípios onde o acesso à internet ainda é precário, o que dificulta a entrada dos estudantes ao ambiente virtual de aprendizagem. Os tablets trazem um software que irá permitir ao aluno acessar de casa as aulas e atividades, sem precisar de conexão com internet.

"Na verdade o que queremos é uma educação que chegue ao alcance de todos, mas com qualidade. Independente do público e do local, a educação tem que chegar, para democratizar o conhecimento e dá oportunidade às pessoas", concluiu Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA.

Após as discussões em plenária, os participantes do I Fórum escreveram uma carta criando três comissões para trabalhar as demandas diagnosticadas: uma para produção da minuta da resolução que orientará a EaD na UFMA, outra para ajustar o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas - SIGAA para os cursos da modalidade a distância e uma comissão que irá propor estratégias de diminuição dos impactos da EaD. Cada comissão vai receber uma portaria do reitor, para então iniciar os trabalhos e poder apresentar suas propostas já no II Fórum, marcado para dia 10 de outubro.

I Fórum Identidade Institucional: EaD na UFMA

Última alteração em: 17/08/2012 15:16