UFMA realiza encontros do programa Mídias na Educação

publicado: 17/09/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Centenas de professores maranhenses da educação básica participam este mês de encontros presenciais dos cursos do programa Mídias na Educação - um projeto federal de formação continuada a distância, que no Maranhão é ofertado pela UFMA através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O programa é desenvolvido em três ciclos, Básico (extensão), Intermediário (aperfeiçoamento) e Avançado (especialização); que visam capacitar professores para utilização das diversas mídias na sala de aula, a fim de ampliar e dinamizar as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Neste mês, a agenda do Mídias na Educação está repleta de encontros presenciais. O primeiro ocorreu em Caxias no último dia 15, ocasião em que cursistas concluíram o ciclo básico com comunicações orais.

Nas apresentações, os alunos demonstraram conhecimento e motivação para aplicar metodologias mais criativas com o uso das mídias."Eles trouxeram não só propostas de atividades mais voltadas para o aprendizado dos alunos, como também uma elevação de auto-estima por conta da profissionalização. A partir dos depoimentos que ouvimos, concluímos que este programa realmente vem contribuindo para a educação no Maranhão", avaliou o prof.º Domício Maciel, coordenador do Mídias na Educação pela UFMA. O evento reuniu também turmas do ciclo avançado, que iniciaram o módulo em contato com a equipe pedagógica.

O próximo encontro será amanhã (18) em Barra do Corda, com mais cursistas finalizando o ciclo básico. Em seguida, Imperatriz dia 22 e São Luís dias 24 e 25, ambos os locais com turmas finalizando o primeiro ciclo. Os encontros presenciais fazem parte da metodologia de EaD da UFMA, pois trazem inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem."Esses encontros propiciam, além da integração entre pessoas de municípios diferentes, o entrosamento entre alunos, tutores, professores e coordenadores", pontuou a professora Silvana Vetter, coordenadora do Ciclo Básico.

Lugar: Ascom NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo