UFMA realiza curso para capacitação de tutores em Educação a Distância

publicado: 04/08/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Qualificar profissionais da educação presencial para atuarem também na Educação a Distância - este é o objetivo do curso de extensão Moodle (Ambiente Virtual) para Professores e Tutores, ofertado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFMA. Iniciado em julho com cerca de quarenta alunos, o curso realizou ontem, 03, seu segundo encontro presencial.

A proposta do curso é capacitar profissionais para utilizarem com segurança e desenvoltura o Moodle, uma plataforma amplamente utilizada como ambiente virtual de aprendizagem não só em cursos a distância, mas também como apoio em cursos presenciais. O aluno Paulo Ricardo Brito, que é administrador e planeja atuar como Tutor, destaca que os benefícios do curso vão além de simplesmente ensinar a manusear o ambiente."A experiência tem sido muito produtiva, pois além de ser um curso em um ambiente virtual interativo e inovador, busca melhorar a dinâmica entre discentes e docente", explica.

No encontro presencial, os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com os professores e entre si, uma experiência sem dúvida enriquecedora como afirma o Tutor do curso, Reutmann Santos. "Nos encontros presenciais o cursista tem a possibilidade de descobrir dúvidas de outros cursistas,que poderiam tornar-se suas também. Dessa forma, ocorre a interação, enriquecendo o debate e tornando o momento produtivo", detalha.

O curso Moodle para Professores e Tutores possui 40 horas-aula, desenvolvidas com atividades virtuais e presenciais. A previsão é de que em setembro deste ano sejam abertas novas turmas.

Lugar: UFMA /Ascom NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo