UFMA realiza Ambientação em EaD nos pólos do interior do Estado

publicado: 23/01/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
A UFMA recebe, neste semestre, cerca de 300 novos estudantes em cursos de graduação a distância. Para facilitar a adaptação dos ingressantes nesta modalidade de ensino, o Núcleo de Educação a Distância - NEaD realiza a prática de Ambientação em EaD, na qual professores e técnicos deslocam-se até os municípios para realização de atividades presenciais. Calouros do curso de Licenciatura em Matemática de Caxias participaram da ação entre os dias 11 e 15 de janeiro.

Durante a Ambientação de 20 horas-aula, os estudantes recebem o treinamento de Nivelamento sobre ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e conhecimentos de Informática Básica. Os técnicos do NEaD realizam também demonstrações da tecnologia de videoconferência, para que os discentes se familiarizem com as possibilidades de interatividade do sistema. Ocorrem ainda, a apresentação de coordenadores de curso, professores e tutores presenciais, além da entrega do material didático impresso.

Entre os benefícios resultantes da metodologia de Ambientação, está o maior comprometimento dos alunos com o curso."Na medida em que o estudante recebe antecipadamente o material didático impresso, ele se sente mais seguro e com perspectiva de concluir o curso. Por isso, consideramos essa ação muito proveitosa; deveria ser seguida por todas as Instituições de Ensino Superior que trabalham com esta modalidade", afirmou a Secretária de Educação de Caxias, Sílvia Maria Carvalho, no momento em que os 26 graduandos de Matemática do pólo de Caxias participavam da atividade.

Com o desenvolvimento permanente da prática de Ambientação em EaD, o NEaD pretende não só promover a adaptação ao método de ensino a distância, mas, sobretudo, estreitar o vínculo entre Universidade e alunado."Através dessas ações, verificamos que o estudante se sente parte da Universidade e com isso busca aproveitar melhor o seu curso", explica o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

Os próximos a serem contemplados, serão os graduandos de Pedagogia e Matemática dos pólos de Humberto de Campos, Nina Rodrigues e Imperatriz.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo