UFMA promove I Encontro de Química em Porto Franco

publicado: 15/06/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Com o tema "A Química rumo à Sustentabilidade", a UFMA realiza de hoje (15) ao dia 18 o I Encontro de Química Licenciatura a Distância de Porto Franco. Em parceria com o pólo UAB da cidade, o evento propõe a integração dos acadêmicos com professores, profissionais da área e gestores de escolas públicas.

O Encontro iniciará com a palestra "A Importância do Químico na Sociedade e suas Atribuições", como tentativa de socializar aos alunos informações sobre os direitos e deveres da profissão, legislação e acerca do papel do profissional na sociedade.

A palestra de abertura será proferida às 19h na sede do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e transmitida por videoconferência para Porto Franco.

"Mesmo com as mudanças no expediente do serviço público federal por conta da Copa do Mundo, O NEaD irá funcionar para viabilizar essa transmissão, fazendo com que o aluno - nosso principal objetivo de trabalho - não sofra nenhum prejuízo no seu desenvolvimento acadêmico", pontua o Diretor do NEaD da UFMA, Othon Bastos Filho.

No decorrer do evento, os graduandos irão participar da exibição de filmes com enfoque pedagógico e palestras com temáticas ambientais. Para o encerramento, está programado um trabalho de campo, como explica o coordenador do curso, Joacy Lima."No último dia do evento, que é o Dia Nacional do Químico, será feita uma visita técnica com a participação de todos os alunos do curso à fábrica Atla Colchões em Imperatriz", informa.

Terça-Feira - 15/06/2010

19h - Abertura Oficial com o pronunciamento do diretor do NEaD, o prof. Dr. Othon Bastos Filho
19h15 - Palestra "A importância do Químico na Sociedade e suas atribuições". Palestrante: Prof. Dr. José de Ribamar Filho (Conselho Federal de Química - CFQ e UFMA)

Quarta-Feira - 16/06/2010

19h- Exibição do filme "Memória e Criatividade na Educação", de Celso Antunes
19h45 - Coffe-break
20h- Exibição do filme "Organizando o Estado e o Aprendizado", de Celso Antunes
20h45-Coffe-break
21h- Exibição do filme "Disciplina e Indisciplina na Escola", de Celso Antunes

Quinta-Feira - 17/06/2010

19h15- Pronunciamento do prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo
19h30- Palestra "Poluição Ambiental". Palestrante: Prof. Dr. José de Ribamar Macedo Costa (UFMA)
20h30- Coffe-break
20h45- Palestra "Aproveitando do endocarpo de babaçu na produção de carvão ativado como recurso natural". Palestrante: Arley Silva, Químico do TOBASA Bioindustrial de Babaçu S.A.

Sexta-Feira - 18/06/2010

9h às 12h - Visita à Fábrica de Colchões - Atla Colchões, em Imperatriz-MA.

Lugar: Assessoria de Comunicação NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo