UFMA promove Encontro com tema "Por uma EaD de Qualidade"

publicado: 17/08/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
"Por uma EaD de Qualidade", esse é o tema do III Encontro de Coordenadores e Tutores presenciais dos Pólos UFMA-UAB, que acontece de 24 a 26 de agosto no Hotel Holiday Inn, em São Luís. Promovido pelo Núcleo de Educação a Distância da UFMA, o evento visa reunir os profissionais que atuam no interior do Estado prestando serviços de tutoria e coordenação de pólo.

"O Encontro servirá para que tutores e coordenadores de pólo sejam integrados à nossa metodologia de trabalho e também para que compreendam que realizam um trabalho importante para a UFMA, já que atendem diretamente os alunos dos cursos de graduação, especialização e extensão que ofertamos na modalidade a distância", explica o diretor do NEaD, prof. Dr. Othon Bastos Filho.

A programação do evento conta com atividades como o Curso de Capacitação para Tutores em EaD, relatos de experiências pelos coordenadores de Pólo, além de ações de integração entre coordenadores de cursos e tutores.

A integração dos profissionais é importante para a garantia da qualidade dos cursos, assunto que será o foco do Encontro. Para o coordenador pedagógico do NEaD, prof. Dr. Reinaldo Portal, por ser a troca de experiências uma forma eficaz de enriquecer a dinâmica de trabalho, o evento priorizará em sua programação os relatos dos coordenadores de pólos.

"Temos uma expectativa muito grande com esse evento por ser um momento para reflexão e troca de experiências em nível de Estado. Nosso intuito é motivar a multiplicação das experiências positivas que serão socializadas, para que sejam estendidas aos municípios que estão ainda começando o trabalho na modalidade a distância", explica.

O III Encontro cumpre o planejamento anual do NEaD e contará ainda com a presença de pró-reitores da UFMA, coordenadores de cursos a distância, professores, coordenadores de tutoria, tutores a distância, além de membros da coordenadoria do Núcleo.

Confira AQUI a programação completa.

A EaD hoje na UFMA

"A EaD está em um momento de consolidação, de maturação na UFMA, avalia o Pró-Reitor de Ensino, Aldir Carvalho, referindo-se ao fato da modalidade estar hoje estruturada dentro da instituição, com a sede do NEaD recém-reformada, novos professores efetivos (mestres e doutores), além da progressiva extensão do aparato tecnológico da capital para os municípios do interior do Estado.

Atualmente a UFMA atua em 22 dos 24 pólos da Universidade Aberta do Brasil - UAB no Maranhão, além dos seus 7 campi, ofertando: 7 graduações e 3 especializações na modalidade a distância, além das 7 especializações e 8 cursos de aperfeiçoamento que serão iniciados ainda neste semestre.

Lugar: Ascom NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo