UFMA participa do Encontro Nacional da UAB

publicado: 07/12/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Nos dias 1º e 2 de dezembro representantes de Universidades de todo o país estiveram reunidos no 5º Encontro Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ocorrido no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). A UFMA foi representada pelo prof. Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e coordenador local UAB/UFMA.

Durante o evento, o diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, destacou o rápido desenvolvimento do sistema. "Já estamos com mais de 190 mil alunos, 618 polos ativos de apoio presencial. Temos números impensáveis sabendo que o sistema foi construído em três ou quatro anos, algo absolutamente inédito, ressaltou.

A atuação da UFMA no sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB começou de forma tímida em 2007, com os cursos de graduação em Química e Administração. Hoje, são ofertados 8 cursos de graduação, 10 de pós-graduação e 10 de extensão em 30 locais de apoio presencial, sendo 23 pólos UAB e 7 campi. O crescimento da oferta já permitiu a matrícula de mais de 7 mil alunos de 140 municípios maranhenses.

Durante o evento, foram apresentadas as principais ações da UAB em 2011: visitas às instituições de ensino superior (IES) para treinamento sobre o SisUAB (Sistema UAB); ligação do SisUAB ao SGB (Sistema de Gerenciamento de Bolsas); as integrações do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) - Portal do Professor - e do SisUAB/SisMEC; e o suporte técnico, por meio de webconferência, nas seleções de bolsas de mestrado no programa Ciência sem Fronteiras.

Estão previstas para 2012 a criação de um calendário anual para proposição de ofertas dentro do sistema UAB; o aprofundamento dos estudos sobre modelos EaD; a discussão da institucionalização da educação a distância e do tutor nas IES públicas, do parâmetro de concessão de bolsas; a continuidade da análise de materiais didáticos e da promoção de estudos, trocas de experiências sobre boas práticas e temas relevantes ao sistema UAB.

O fomento à pesquisa será uma meta importante para o próximo ano, como afirma Alvana Bof, coordenadora-geral de Articulação Acadêmica da UAB, "Temos a intenção de voltar com o Programa de Apoio à Pesquisa em educação a distância (Paped), que incentivava estudos sobre EaD. Era um fomento para mestrandos, doutorandos para estudar o nosso sistema, a educação a distância", relatou.

No último dia do encontro, os professores participaram de reuniões e apresentações de grupos de trabalho sobre diversos temas, dentre eles: Parâmentros de Fomento para TCC, Estágio Supervisionado, Estratégias de Combate à Evasão, "Fórum de Coordenadores UAB", e "Eleições da presidência e vice-presidência do Fórum de Coordenadores UAB".

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: www.uab.capes.gov.br