UFMA participa de reunião com o MEC para implementação da especialização em Coordenação Pedagógica

publicado: 21/11/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

015813a83f09839ca46c84150ef0bf2c.jpgNa perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em escolas maranhenses, a UFMA participou ontem (19) de videoconferência com o Ministério da Educação - MEC e várias universidades públicas federais. Da sede do Núcleo de Educação a Distância no Campus do Bacanga, professores puderam interagir na discussão sobre a implementação da especialização em Coordenação Pedagógica, mais uma ação do programa nacional Escola de Gestores.

“Essa videoconferência serviu para apresentar a especialização, com seus conteúdos, unidades e metodologia. Provavelmente estaremos até o final do ano divulgando o edital, com os critérios de seleção”, adianta a prof.ª Msc. Lucinete Marques, representante do programa Escola de Gestores pela UFMA. Desenvolvida na modalidade a distância, a especialização em Coordenação Pedagógica vai contemplar 400 gestores de escolas públicas em 10 pólos no Maranhão. As vagas serão divididas igualmente entre as redes públicas de ensino municipal e estadual.

O curso será realizado em 405 horas-aula, sendo 80% em atividades no ambiente virtual de aprendizagem e o restante de encontros presenciais. O sistema de videoconferência utilizado na reunião possibilitou que professores interagissem em tempo real com representantes do MEC. “Possibilitar a realização de videoconferências como esta é somente um dos serviços prestados pelo Núcleo de Educação a Distância da UFMA, contribuindo assim para a vinda de mais recursos e projetos para a Universidade”, esclarece o prof.º Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

A videoconferência contou com os seguintes participantes do Maranhão: prof.ª Maria Alice Melo, coordenadora local da especialização em Coordenação Pedagógica; prof.ª Lucinete Marques, representante local do programa Escola de Gestores; além de professores do departamento de Educação da UFMA e representante da Secretaria Estadual de Educação.

Última alteração em: 20/11/2009 15:05