Notícias
UFMA oferta 5000 vagas para o curso a distância de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), oferta 5.000 vagas para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A oferta será executada em rede no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O curso é gratuito, voltado para professores da Educação Básica que atuam em salas de aula comuns. O objetivo é capacitar os docentes para desenvolver práticas pedagógicas alinhadas às políticas de Educação Especial e Inclusiva, visando atender tanto o coletivo quanto as necessidades específicas de seus alunos.
Com carga horária de 120 horas, o curso será ofertado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem (AVACAPES). A semana de estudo dos estudantes compreende a realização e participação em diferentes atividades síncronas e assíncronas. A vídeo-tutoria no curso de extensão visa assegurar um suporte pedagógico efetivo, no qual o tutor será responsável por acompanhar um grupo de até 50 cursistas para dúvidas e esclarecimentos.
As inscrições estão abertas até 4 de novembro de 2024, e podem ser realizadas no site http://seletivos.dted.ufma.br/. A classificação será por ordem de inscrição.
O curso é dividido em quatro módulos que abordam desde direitos humanos e práticas pedagógicas inclusivas até o uso de recursos acessíveis. A divulgação final do resultado do seletivo está previsto para 21 de novembro de 2024.
Leia na íntegra o Edital N°16/2024 | Abertura das inscrições para o Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no âmbito do Programa UAB.