UFMA no III Encontro de Coordenadores UAB

publicado: 19/11/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Nos dias 17 e 18 de novembro a sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, recebeu representantes de todas as Universidades Públicas do país que ofertam cursos na modalidade a distância pelo projeto Universidade Aberta do Brasil para realização do III Encontro de Coordenadores UAB. A UFMA esteve representada pelo prof. Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância - NEaD.

"A participação da UFMA no evento foi de suma importância, tendo em vista que a Universidade atua hoje de forma consistente no sistema UAB, com cursos de graduação, especialização e extensão em 24 pólos no Estado", avalia Othon Bastos Filho, acrescentando que um dos pontos evidenciados no Encontro foi o empenho da Capes em aprimorar os procedimentos de acompanhamento e avaliação das Instituições. Os objetivos são contribuir para a consolidação do sistema e oferecer subsídios para o planejamento, execução e evolução dos cursos, impulsionando a qualidade.

Na ocasião, foi criado o Fórum dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, o qual decidiu começar a reivindicar pela federalização dos pólos UAB, para que sejam suprimidas as deficiências operacionais que hoje são de responsabilidade das prefeituras municipais. As reivindicações, que fazem parte da lista de prioridades do Fórum, serão entregues à Capes, que encaminhará ao Ministro da Educação.

Além de promover um balanço anual do sistema UAB no país, o evento possibilitou a discussão sobre diversos temas, dentre eles: a institucionalização da modalidade a Distância nas instituições de Ensino Superior; o uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino presencial; alunos UAB em destaque no cenário nacional; metas para 2011; editais; e avaliação dos cursos.

Lugar: Ascom NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo e Gustavo Rodrigues