UFMA no 16º Congresso Internacional de EAD

publicado: 03/09/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Para manter a Universidade alinhada às diretrizes adotadas mundialmente pela modalidade a distância, representantes do Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA participam até hoje, 03, do 16º Congresso Internacional de EAD. Realizado desde o dia 31 em Foz do Iguacú, o evento reúne pesquisadores de Instituições de Ensino Superior de todo o país, em torno do tema Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para Eficácia na EAD.

"Está sendo uma excelente oportunidade para compartilharmos conhecimentos e experiências com professores renomados de outras Instituições, o que contribui para o estreitamento do vínculo da UFMA com outras Universidades, favorecendo futuras parcerias", relata o diretor do NEaD da UFMA, prof. Othon Bastos Filho, que participa do evento juntamente com Reinaldo Portal, coordenador pedagógico do Núcleo; Nilson Santos, da coordenação do curso de licenciatura em Matemática e Rodrigo Barroqueiro, coordenador de tutoria da especialização em Saúde da Família (UnA-SUS/UFMA).

Através de mesas-redondas, mini-cursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos, têm sido possível o contato com profissionais do Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Espanha, Austrália, China, Moçambique e Venezuela. O Congresso conta ainda com a presença do Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Bielschowsky.

O lançamento da edição 2010 do Censo EaD.Br, o mais completo relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, foi um dos destaques do Congresso. "O Censo tem o objetivo de apresentar um mapeamento das práticas reais utilizadas pelas instituições. Os dados são utilizados para melhor compreensão das oportunidades e necessidades da educação a distância no país", afirma o presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, Fredric Litto.

Esta é a primeira vez que as ações da UFMA constam no Censo, refletindo a importância da atuação da Universidade junto ao cenário nacional, no âmbito da educação mediada por tecnologias. Em 2009, a Universidade certificou 580 alunos só em cursos na modalidade a distância.

"Este é o resultado da revitalização da educação a distância na UFMA, trabalho iniciado em 2008 com a reforma da sede do NEaD, contratação de professores mestres e doutores, apoio estrutural aos pólos e campi do interior do Estado e ampliação da oferta de cursos", avalia Othon Filho, que também representa a Universidade no comitê científico do Congresso.

Parcerias
Através de contatos com participantes do Congresso, já foi confirmada a presença da prof.ª Lucia Giraffa, Diretora da PUC Virtual do Rio Grande do Sul, para participar do Seminário em comemoração ao Dia Nacional da EaD, que será realizado dia 27 de novembro no campus do Bacanga.

Doutora em Ciências da Computação pela UFRGS, Lucia Giraffa trabalha na linha das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs para professores aliada ao uso do lúdico nos processo de ensino-aprendizagem da área de Matemática.

Lugar: ASCOM NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhedo e Assessoria ABED