UFMA marca presença no XVIII Workshop sobre Educação em Computação

publicado: 28/07/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
A Universidade Federal do Maranhão marcou presença na décima oitava edição do WEI, o Workshop sobre Educação em Computação, evento de promoção anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para o debate de diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O evento aconteceu de 20 a 23 de julho, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O WEI constitui-se num importante fórum brasileiro para apresentações, tutoriais e debates entre membros de diversas instituições brasileiras, interessados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em Computação.

O Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA teve, como representante, o professor mestre João Batista Bottentuit, que ministrou a oficina WebQuest: Metodologia de Ensino Baseada na Web, abordando a estratégia educativa concretizada em atividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.

"A metodologia WebQuest permite uma aprendizagem ativa e colaborativa evitando ainda a prática do plágio, bem como a utilização da imensa quantidade de sites e páginas disponíveis na web", explica o professor. João Batista aponta que, apesar do grande potencial dessa metodologia, a WebQuest ainda é pouco divulgada no Brasil.

A WebQuest pode ser utilizada por alunos de qualquer idade e nível de ensino. Segundo o professor, no meio acadêmico já existem pesquisas com a utilização da estratégia em nível superior e pós-graduação. Embora seja mais comum para o ensino presencial, a WebQuest já vem sendo utilizada por professores de cursos na modalidade a distância, por conta da plataforma Moodle já oferecer funcionalidade para criação da mesma.

Saiba mais

No Portal WebQuest ─ único em língua portuguesa dedicado ao tema ─ você pode conferir todas as informações e ferramentas necessárias para a construção e dinamização desta estratégia no contexto da sala de aula.

Clique AQUI para acessar o portal.

Lugar: ASCOM/NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues