Notícias

UFMA inicia formação nacional para conselheiros de promoção da igualdade racial com mais de 1.200 participantes de todo o país

publicado: 30/06/2026 12h07, última modificação: 30/06/2026 12h07
+COPIR – Formação Nacional de Conselheiros(as) de Promoção da Igualdade Racial inicia nesta quarta, 1º, com transmissão ao vivo no Youtube
Banners - +COPIR_Modelo 1 novo

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED), inicia, nesta quarta-feira (1º), o curso "+COPIR – Formação Nacional de Conselheiros(as) de Promoção da Igualdade Racial", iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e a Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial (UFSC/UNESCO).

A formação integra o programa "SINAPIR em Movimento: Formação, Vozes e Conhecimento pela Igualdade Racial" e tem como principal objetivo fortalecer a atuação dos Conselhos de Promoção da Igualdade Racial (COPIRs) em todo o país, por meio da qualificação política e técnica de conselheiros e conselheiras, contribuindo para a ampliação da participação social na implementação, no monitoramento e no fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Na Universidade Federal do Maranhão, o projeto de inovação SINAPIR em Movimento é coordenado pelo professor Dr. Antonio Evaldo Almeida Barros, docente do Curso de História (CCH) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), em parceria com o professor João Carlos Nogueira, representante da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial (UFSC/UNESCO).

A primeira edição do curso registrou ampla adesão nacional, reunindo mais de 1.200 inscrições homologadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. "Em razão da grande mobilização e do compromisso institucional com a democratização do acesso à formação, todas as inscrições homologadas foram contempladas nesta edição. O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, sem tutoria, permitindo maior alcance e flexibilidade aos participantes", ressaltou o coordenador Antonio Evaldo Barros.

Veja a lista de inscrições homologadas

Aula inaugural 

A abertura oficial do curso e a primeira aula do Módulo I serão realizadas no dia 1º de julho, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A participação nos encontros síncronos é obrigatória para obtenção da certificação ao final do curso.

Formação será realizada até dezembro

O ciclo formativo nacional do +COPIR será realizado no período de julho a dezembro de 2026, com carga horária total de 90 a 120 horas, distribuídas em 6 encontros, cada módulo de 30 horas, combinando atividades síncronas (online), transmitidas via Youtube, e assíncronas, a serem realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da STED/UFMA.

Em formato virtual, o curso reunirá especialistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças com ampla atuação no campo da promoção da igualdade racial. Ao longo do percurso formativo, os participantes aprofundarão conhecimentos sobre políticas públicas, participação social, fortalecimento dos COPIRs, incidência política e implementação do SINAPIR, culminando na elaboração de propostas de intervenção voltadas ao fortalecimento da política de promoção da igualdade racial em seus territórios.

registrado em: