UFMA fortalece vínculo com o projeto federal UnA-SUS

publicado: 12/07/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Durante Encontro Nacional da Universidade Aberta do SUS, realizado em Brasília na última quinta (08), a UFMA fortalece o apoio ao projeto do Ministério da Saúde e se evidencia ao apresentar sobre as particularidades das especializações que serão ofertadas no Estado -Saúde da Família e Saúde Materno InfantilSaúde da Família e Saúde Materno Infantil. Estiveram presentes representantes de aproximadamente vinte Instituições de Ensino Superior do país que participam do programa.

O evento serviu para relatos de experiências e avaliação entre as instituições participantes, além de lançar nacionalmente a Rede UnA-SUS, criada para formação profissional em larga escala por meio da modalidade a distância e que somente durante o biênio 2010-2011 vai ofertar cerca de 20 mil vagas em cursos de especialização. A UFMA foi representada pelo reitor Natalino Salgado; pelo diretor do Núcleo de Educação a Distância - NEaD, Othon Bastos Filho; e pela coordenadora do UnA-SUS pela UFMA, Ana Emília Figueiredo, que relata os motivos que inserem a UFMA num lugar de destaque dentro da Rede.

"A Universidade está ocupando um espaço significativo dentro da UnA-SUS, haja vista que somente a UFMA e a UFSC possuem dois cursos de Especialização, sendo que a UFMA é a única instituição que possui a Especialização em Saúde Materno Infantil. Além disso, fechamos parcerias Interinstitucionais - com a UFSC e com a Telessaúde da USP - muito bem vistas pelo Ministério da Saúde", pontua.

As Especializações em Saúde da Família e Saúde Materno Infantil estão com inscrições abertas até o dia 16 de julho pela UFMA através do site www.unasus.ufma.br, com a disponibilização de 1.300 vagas para 10 pólos de apoio presencial. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD, esclarece sobre o trâmite atual para que as aulas iniciem no segundo semestre.

"Estamos adiantados nesse processo, pois já foi aberto o edital de Seleção de Tutores e a fase seguinte será a formação desses profissionais em Educação a Distância. Inclusive o material didático que será usado na formação já está pronto e foi apresentado durante o Encontro em Brasília", informa.

A oferta dos cursos pela UFMA

Para aderir à Rede UnA-SUS e desta forma qualificar 1.300 profissionais da área da Saúde, a UFMA dispõe de estrutura própria para Educação a Distância - EaD. "Com o Núcleo de Educação a Distância usando a tecnologia e os pólos do interior, a UFMA consegue hoje alcançar um número maior de pessoas, sendo desta vez, para capacitação na área da Saúde", avalia o reitor Natalino Salgado.

Além de dispor da estrutura tecnológica e apoio pedagógico do NEaD, as Especializações contarão com a colaboração do Hospital Universitário da UFMA e do Mestrado em Saúde Materno-Infantil.

Lugar: ASCOM /NEaD - UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo