UFMA faz avaliação para implementação do Pólo UAB de Pinheiro

publicado: 18/03/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

O pólo de Pinheiro está apto a ofertar cursos a distância através do convênio com a Universidade Aberta do Brasil - UAB. O parecer positivo foi emitido durante visita in-loco realizada por representantes do Núcleo de Educação a Distância - NEaD e da Assessoria de Interiorização da UFMA.

"Para que um Pólo de Apoio Presencial inicie o funcionamento em perfeitas condições de atendimento aos alunos, a UFMA avalia toda a sua estrutura física, tecnológica e operacional", explicou o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, que também coordena o projeto UAB pela UFMA.

Cumprindo os requisitos exigidos pelo Governo Federal, o pólo de Pinheiro já dispõe de biblioteca, sala de videoconferência, laboratório de informática, salas para coordenação e secretaria acadêmica, além de internet banda larga e equipe operacional.

Durante a visita, foi emitido o parecer técnico favorável, que será agora encaminhado ao Ministério da Educação- MEC. Com isso, estima-se que no mês de maio já possam ser iniciados, pela UFMA, os cursos de especialização em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública, Gestão em Saúde, Saúde na Família e Saúde Materno-Infantil.

Também participaram da avaliação in-loco: Cenidalva Teixeira, Assessora de Interiorização da UFMA; Sofiane Labidi, coordenador tecnológico da Universidade Aberta do SUS e Rafael Martins, coordenador de suporte tecnológico do NEaD.

Articulação Institucional

Para que o pólo de Pinheiro chegasse à fase de implementação, foi necessária a articulação da Assessoria de Interiorização da UFMA, que atuou como mediador entre a Prefeitura do município e o sistema UAB. "O pólo UAB de Pinheiro foi criado junto ao MEC pelo Plano de Ações Articuladas do Maranhão, no entanto ainda não tinha sido feito o acordo de cooperação. Então, trouxemos o prefeito para estabelecer de fato essa parceria e agilizar o trâmite legal", explica Cenidalva Teixeira, Assessora de Interiorização.

Lugar: Ascom NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo