UFMA e TJ realizam aula inaugural de Gestão Pública

publicado: 12/04/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

SÃO LUÍS - O Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi palco, na noite desta segunda-feira (09), da aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Pública, que foi ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal de Santa Maria do Rio Grande do Sul (UFSM-RS), Daniel Arruda Coronel, com o tema "Mecanismos de controle e Desafio da Administração". A aula inaugural foi transmitida em tempo real para os polos de apoio presencial nas cidades de Caxias, Imperatriz, Codó, Grajaú e Pinheiro, e foi o primeiro momento do curso com os estudantes.

O Curso de Gestão Pública, implantado a partir de uma parceria entre a UFMA, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e a Escola Superior de Magistratura do Maranhão (Esmam), será ofertado a todos os servidores do TJ-MA na modalidade a distância, com o objetivo de estabelecer programas de cooperação acadêmica e de fomentar o intercâmbio técnico-científico, com atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação desenvolvidas no intuito de prover melhorias na prestação jurisdicional.

Para o professor Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância da UFMA (NEaD), a iniciativa de realização do curso, bem como a transmissão em tempo real da aula para os polos de apoio presencial, representa um marco tanto para a Universidade, quanto para o TJ-MA e para a Escola de Magistratura.

"Esta parceria vai possibilitar a formação de servidores do judiciário do Maranhão, o que culminará em melhorias no atendimento à sociedade maranhense", afirmou o diretor do NEaD, que destacou os investimentos que vem sendo utilizados no ensino a distância. "A Universidade tem investido fortemente para a consolidação do ensino a distância como, por exemplo, a reestruturação que foi realizada no NEaD, pela qual foram adquiridos equipamentos de tecnologia de ponta para a gravação e produção de vídeoaulas, assim como a abertura de concursos para a contratação de professores mestres e doutores, aptos a militarem na área da EaD".

Othon Bastos explicou, também, que os estudantes dos demais polos da UFMA podem esperar por mais iniciativas inclusivas, como a apresentação de teleconferências como parte da metodologia, bem como um ambiente virtual de aprendizagem ao qual os estudantes terão acesso.

O desembargador Marcelo Carvalho Silva comentou que a parceria entre a UFMA só tende a se fortalecer. Já o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva, afirmou que a iniciativa responde a uma demanda de capacitação do judiciário que irá melhorar a eficiência dos serviços que são solicitados na área jurídica e do atendimento à sociedade maranhense.

A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva; e o desembargador e diretor da Esmam, Marcelo Carvalho Silva, que na ocasião também representava o presidente do TJ-MA, Antonio Guerreiro Júnior.

Fonte: Murilo Azevêdo (Ascom UFMA)

Autoridades da UFMA e do TJ phpThumb generated thumbnail

Servidores do TJ-MA