Notícias
UFMA e Ministério do Turismo lançam curso gratuito sobre turismo acessível para pessoas com Deficiência Auditiva
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da sua Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), e em parceria com o Ministério do Turismo, abre inscrições para o curso Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais. A oferta educacional é on-line, gratuita, possui certificação e o acesso aos conteúdos é imediato. As matrículas podem ser realizadas até 31 de julho na plataforma qualifica.turismo.gov.br.
Com carga horária de 30 horas, o curso tem como objetivo qualificar os profissionais e empreendedores do setor na compreensão da Língua Brasileira de Sinais, o que irá contribuir nas práticas de atendimento turístico para o cliente com deficiência auditiva ou surdez.
Um dos diferenciais da capacitação é a abrangência do seu conteúdo programático. "Nosso objetivo não é apenas fornecer conhecimento teórico, mas sim capacitar os participantes para aplicar esses temas no seu dia a dia profissional", destaca Mário Meireles, coordenador do Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade . "Queremos sensibilizar a sociedade e o mercado para a importância da inclusão e preparar os trabalhadores do setor com as habilidades necessárias para se comunicar com o turista com deficiência auditiva. Tudo isso de forma inteiramente gratuita e a distância.", ressalta o profissional.
Entre os temas abordados, destacam-se: a compreensão da surdez e seu impacto na sociedade, o alfabeto manual, técnicas de comunicação com surdos, além de aspectos práticos como expressão de tempo, valores monetários e informações turísticas em Libras. Os participantes aprendem ainda sobre Tecnologia Assistiva Auditiva e boas práticas para integrar a acessibilidade no planejamento e na oferta de serviços turísticos para pessoas com surdez.
O público-alvo do curso é composto por diferentes atores que atuam na atividade turística nos mais diversos segmentos da área, empresários do setor de turismo e setores afins, prestadores de serviços em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, shoppings centers, guias, motoristas, pesquisadores, gestores, acadêmicos e demais pessoas interessadas.
Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: vídeos, recursos multimídia, PDF (Cartilha e Folder), infográficos interativos e e-book.
Tire suas dúvidas
- Como me inscrevo? É necessário se cadastrar na plataforma: https://qualifica.turismo.gov.br/
-
Posso acessar os cursos no celular? O curso está disponível em um ambiente virtual adaptado a diferentes telas e dispositivos móveis.
-
Quantas horas têm o curso? São 30 horas.
- O certificado tem validade? Sim. A certificação é emitida com selo UFMA.