Notícias
UFMA dá a outorga de grau a 115 discentes dos cursos na modalidade a distância de nove municípios diferentes do Maranhão
“Somos todos ‘Federal’”: foi esse o sentimento de júbilo que os 115 estudantes da graduação EAD da Universidade Federal do Maranhão expressaram, na noite de quinta, 2, na cerimônia de Outorga de Grau. A solenidade foi realizada de forma virtual em transmissão pelo YouTube, com estudantes de Artes Visuais, Administração, Administração Pública, Química e Física.
A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade, por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), é responsável pela coordenação dos cursos na modalidade a distância na UFMA que, hoje, já abrange 100% do território maranhense. Na noite de ontem, as turmas vieram de nove cidades diferentes: Açailândia, Barra do Corda, Codó, Humberto de Campos, Imperatriz, Nina Rodrigues, Porto Franco, Bom Jesus das Selvas e São Luís.
Citando “Confúcio”, o orador oficial, Dhionatan Almeida, estudante do curso de Administração Pública, ressaltou a dedicação da Universidade no ensino EaD. “‘Se não sabes, aprendes; se já sabes, ensina’, como ouso parafrasear. A UFMA nos proporcionou uma educação de excelência, acreditando e investindo na modalidade de ensino a distância, tão flexível e abrangente, tornando-nos aptos à, quem sabe, ensinar”, proferiu.
Envolvido em um clima de despedidas de mais um ciclo da vida, o estudante continuou seu discurso emocionado, lembrando os obstáculos enfrentados no decorrer da graduação. “No início, o curso foi um desafio, mas, agora, se tornou uma conquista, um sonho realizado. Foram muitas matérias, trabalhos e pesquisas; horas valiosas dedicadas aos estudos e finais de semana sacrificados em detrimento do lazer na companhia dos amigos e família. Compreendemos que, além do saber compartilhado, pudemos aprimorar a nossa aptidão de fazer amizades; construímos bons amigos por meio da distância e chegamos juntos até aqui”, recordou Almeida.
Ao encerrar seu discurso, Dhionatan revela aos colegas que este é apenas o início da jornada profissional de cada um. “Hoje, damos uma resposta positiva à nossa comunidade. Sairemos com o nosso diploma em mãos, mostrando que estamos prontos e somos capazes de atuar como profissionais no competitivo mercado de trabalho. Contudo, parar no tempo não é uma opção: é necessário seguir em frente, desenhar novos objetivos e, com muita dedicação, buscarmos novas conquistas. Que a UFMA possa dar continuidade a esse projeto, oportunizando a outros sonhadores contribuir para uma sociedade mais digna e sustentável. Com muito orgulho podemos dizer: somos todos ‘Federal’”, expressou o estudante.
O paraninfo oficial, Joacy Lima, professor do curso de Química, aconselhou-os à busca constante de conhecimento. “Desejo aos formandos sucesso na carreira profissional, lembrando-os e advertindo-os que as empresas, as indústrias e as áreas de outros serviços estão, cada vez mais, exigindo profissionais preparados, qualificados, habilidosos, com iniciativa, espírito empreendedor, persistentes e otimistas. Que a busca pelo conhecimento se perpetue em suas vidas”, frisou.
O reitor Natalino Salgado celebrou a quantidade e variedade de graduandos unidos pela conclusão do curso, momento marcado por uma busca por excelência na educação superior, também, na modalidade a distância. “Qualquer conquista é motivo de celebração, ainda mais nesses pandêmicos tempos em que tentamos preservar nossa saúde e nossa vida sem parar nossos projetos profissionais e a busca pelas as nossas conquistas. A UFMA hoje, que serve como palco de despedida, já é maior em expansão e inovação no ensino EAD. Que vocês possam cumprir não só com conhecimento adquirido em cada área que escolheram, mas, sobretudo, que tenham compromisso social com nosso país”, discursou.
Assista na íntegra a cerimônia de Colação de Grau da DTED-UFMA.