UFMA cresce em educação a distância

publicado: 12/08/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
A Universidade Federal do Maranhão tem contribuído significativamente para o crescimento da educação no estado. A educação a distância é uma alternativa preciosa para um país como o Brasil, onde a extensão territorial é gigantesca. Por isso, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFMA tem colaborado para a democratização do conhecimento no Maranhão.

A administração superior da Universidade tem investido em uma nova sede para o NEaD com o objetivo de estruturar o apoio aos cursos de modalidade a distância e distribuir oportunidades educacionais. Com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), criada em 2005 pelo Ministério da Educação para levar ensino público aos municípios brasileiros que não têm cursos de nível superior, o NEaD já mantém 13 pólos em todo o Maranhão e oferece cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológica.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Além da expansão estrutural, a UFMA também tem crescido na produção intelectual sobre educação a distância. Doutor em Informática na Educação, o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, tem recebido vários convites para participar de comissões científicas de análises de trabalhos submetidos a eventos e revistas sobre ensino a distância. Apenas no início do segundo semestre de 2009 foram três solicitações. Uma delas foi para avaliação de artigos do 15° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, que ocorre em setembro, em Fortaleza (CE).

Com isso, a UFMA entra no contexto da comissão científica nacional e internacional sobre educação a distância. Othon Bastos Filho também recebeu convite da Revista EDaPECI (Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e da Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote) do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (Cinted), onde o diretor do NEaD foi o único, entre os 21 revisores selecionados, que não é do Sul, região que apresenta o maior crescimento do ensino a distância no país.

Para o consultor do NEaD, Clézio Amorim, a produção científica na área de educação a distância ainda é tímida na Universidade Federal do Maranhão, visto que o tipo de ensino ainda é recente na Universidade, mas tende a crescer. "Didática, conhecimento do processo de ensino a distância, o papel do tutor e o perfil do aluno a distância são algumas temáticas que devem ser exploradas por pesquisadores desta Universidade", diz Clézio.

Lugar: UFMA / NEaD
Texto: Israel De Napoli