Notícias

UFMA celebra Dia Nacional da EaD

publicado: 02/12/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

b64d68661f989e029084f1a727a29b72.jpgA Universidade Federal do Maranhão promoveu, no último dia 30, uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Educação a Distância. O evento, que aconteceu no auditório UFMA Virtual, reuniu a administração superior e especialistas em EaD, em prol de uma discussão sobre o desenvolvimento da modalidade no Brasil e, mais especificamente, no Maranhão.

Para o Reitor Natalino Salgado, o evento é de suma importância para a institucionalização do ensino a distância na UFMA. “Eu diria que a metodologia de ensino a distância está crescendo bastante, está institucionalizada e é uma ferramenta importante, muito significativa de melhoria da qualidade de ensino e, também, da possibilidade de inclusão social, de colocar jovens dentro da nossa universidade”, comenta.

Para o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, as comemorações trazem uma oportunidade de divulgação do trabalho do Núcleo na Universidade. “A data é importante porque afirma que a modalidade a distância é um projeto consolidado no Brasil, no Maranhão e na UFMA. Esse dia faz com que a gente discuta, troque experiências e divulgue à comunidade o nosso trabalho, a importância dessa educação usando as tecnologias e o próximo caminho que vai ser dado neste sentido”, comenta o diretor.

Uma das principais pautas do dia foram os desafios do Sistema Universidade Aberta do Brasil na região nordeste, tema exposto pela professora Dra. Anamélea Pinto, da Universidade Federal de Alagoas, onde é coordenadora Institucional de EaD e coordenadora UAB. Anamélea abordou assuntos como a federalização dos polos UAB, a integração das instituições de EaD no Estado e a pertinência da implementação da modalidade como instrumento de democratização do ensino superior, especialmente em casos como o de Maranhão e Alagoas, estados com os mais baixos IDH’s do Brasil e com grande parte da população vivendo na zona rural.

Segundo a professora, a principal discussão do dia seria sobre a revisão da categoria do tutor. “A principal situação é como a gente institucionaliza esta carreira dentro da universidade. Quer dizer, ele é um professor, eu acho que ele não tem mais que ser chamado de tutor. (...) Professor que está mediando as interações presenciais, as interações a distância”, explica.

Estiveram presentes, também, na mesa de discussão, outros profissionais de renome na área de EaD: o ex-reitor da UFMA e atual coordenador da Escola do Legislativo Estadual, Othon Bastos; a coordenadora do Polo de Porto Franco, Prof. Esp. Noélia Macedo, o diretor da Escola de governo e gestão Municipal, Paulo Heluy; o chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, Prof. Esp. José Roberto Quêzada; a representante do Programa de Ações Articuladas, da Seduc, Prof. Samira Rodrigues, e o coordenador pedagógico do NEaD, Reinaldo Portal.

A programação teve prosseguimento com debates e uma palestra sobre Webconferência, ministrada pelo Prof. Rafael Martins, gerente multimídia da Coordenação Tecnológica do NEaD.

Assista o vídeo do evento.




Última alteração em: 01/12/2010 09:16

registrado em: