UFMA apresenta experiência de EaD em evento da SECTEC

publicado: 20/03/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

A trajetória da Universidade Federal do Maranhão - UFMA no campo da Educação a Distância - EaD foi tema de palestra em seminário promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão - SECTEC. O evento foi realizado de 14 a 16 de março no Palácio Henrique de La Rocque, São Luís.

Durante a palestra, o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância – NEaD/UFMA, apresentou o modelo de gestão aplicado para o desenvolvimento da modalidade, “ O NEaD trabalha de forma sistêmica por meio de 6 coordenações, que atuam de forma integrada para atender com prontidão as particularidades do processo de ensino-aprendizagem da EaD. Todas as ações convergem para o centro deste processo, que é onde está o aluno”, explica Othon Bastos Filho.

No ano de 2006, a UFMA foi credenciada pelo Ministério da Educação – MEC para oferta de cursos superiores na modalidade a distância. Em 2007, na primeira gestão do Reitor Natalino Salgado Filho, foram iniciados os cursos de Administração e Química no polo de Porto Franco. Atualmente, a Universidade possui 11.952 alunos matriculados em 28 cursos a distância (graduação, pós-graduação e extensão), ofertados em 23 locais de apoio presencial no interior do Estado.

Hoje, a EaD da UFMA é desenvolvida como estratégia de inclusão, através da ampliação do acesso à educação superior. “ Num Estado como esse, onde a pobreza é grande, temos que utilizar a EaD como fator de inclusão social, não como discurso, mas como algo concreto, e a UFMA e a UEMA conseguem demonstrar isso de modo bem claro”, relatou Celso Luiz Rodrigues, Coordenador de Educação Profissional do SENAI que participou do seminário.

O evento contou com relatos de experiências de outras instituições atuantes no Estado, dentre elas, UEMA, Univima e o IFMA.

Última alteração em: 19/03/2012 15:10