Notícias
UFMA além dos muros do Bacanga
publicado:
30/12/2009 00h00,
última modificação:
02/12/2021 09h50
Juntamente ao Núcleo da Tecnologia em Informação (NTI) da Universidade, conecta a UFMA com 28 polos por todo o estado, atendendo mais de 140 municípios com cursos de graduação, extensão e pós-graduação. O setor "transforma" cursos presenciais para a modalidade, cuidando das particularidades como tutorias, subsidiando o uso da tecnologia destes e fornecendo materiais didáticos apropriados e profissionais capacitados.
Tudo isso acontece pelo trabalho conjunto entre a Universidade, as prefeituras e o MEC, no Sistema Universidade Aberta do Brasil para camadas da população que estão excluídas do processo educacional, utilizando-se da modalidade a distância.
Em 2009, o NEaD promoveu várias videoconferências para defesa de monografia, teses e dissertações e com instituições federais e municipais, para criar e promover projetos, como cursos de especialização. O setor também promoveu cursos de ambiente virtual para os professores e tutores, além de realizar um Seminário sobre EaD, no Dia Nacional da EaD, comemorado em 27 de novembro,
Perspectivas para 2010
O pedido de ampliação do NEaD para o MEC já está em tramitação. "Já foi mandado o projeto para construção de um prédio de dois andares com laboratórios, auditórios, sala de coordenações e estúdio apropriado. A UFMA vai atender com grande excelência de qualidade e expandir os serviços", afirma Othon.
O número de novos cursos de graduação passará de 5 para 10 (Física, Filosofia, Química, Teatro, Matemática, Pedagogia, Administração, Informática, Biologia e Artes). Além destes cursos, mais 4 especializações vão ser oferecidas(Gestão escolar, gestão municipal e gestão em saúde e gestão pública). O Núcleo irá dispor, também, de um carro para transporte até os municípios do interior fazer avaliações e transportar professores para suas aulas.
Como mais uma meta do Núcleo, será implementada, nos campi do interior, setores responsáveis pela promoção da modalidade a distância. Isso significa uma extensão do NeaD, com intuito de desenvolver não somente o projeto da UAB, como,também projetos da instituição. "Temos que fazer com que os departamentos assimilem a tecnologia de uma forma bem feita, esclarecendo, discutindo e promovendo educação usando tecnologia", aponta o diretor.
Paralelamente, os planos do NEaD incluem a criação de câmaras ou conselhos de discussão de EaD para criar regulamentos, resoluções que institucionalize a EaD.
Lugar: UFMA/ASCOM
Texto: Gustavo Rodrigues/ASCOM/UFMA
Última alteração em: 30/12/2009 00:00